quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Inicio do Proerd 2º semestre/10


Terá inicio no próximo dia 23 de agosto o desenvolvimento do Proerd em Sabará, neste segundo semestre cerca de 500 (quinhentas) crianças do 5º ano (4ª serie) alunos das seguintes escolas: E.M Padre Geraldo de Souza, E.E Carvalho de Brito, E.M Gerson Manoel dos Anjos, E.M Rosalina Alves Nogueira, E.E Presidente Eurico Gaspar Dutra e da E.E Christiano Guimarães, participarão do programa.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) consiste em um esforço cooperativo dos Policiais formados pelo Programa, Educadores, Pais e Comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula para alunos do 5º ano (4ª serie) e 7º ano(6ª serie), a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. O Programa é organizado em 10 aulas de 60 minutos, que são ministradas, obrigatoriamente, por um Policial Militar fardado, com auxílio e acompanhamento do professor. A participação do estudante no PROERD pode ser considerada como parte integrante do currículo, oferecendo assuntos como: saúde, ciências, estudos sociais, literatura e outros. O professor mantem um papel de apoio na classe, enquanto o policial está em aula. Antes do inicio do programa as famílias são convidadas para uma palestra sobre os objetivos do Proerd e recebem informações sobre como vão reforçar em casa o que seus filhos aprenderam na escola, pois a família é parte fundamental para o sucesso do trabalho preventivo da Polícia Militar dentro das escolas, enfim o PROERD é fundamentado na ação conjunta entre a organização Policial Militar local, Escola e Comunidade, o que nos permite afirmar que ele não é apenas um programa exclusivo da polícia ou das escolas, mas sim da sociedade.

Ao final do Programa os alunos participão de uma solenidade de formatura onde eles firmam o compromisso perante a comunidade de se manterem longe das drogas e da violência. O Instrutor do PROERD em Sabará Policial Hugo relata que nos cinco anos que ministrada o Programa já recebeu vários relatos de pais sobre a melhoria da conduta de seus filhos em casa e na escola, o que deixa o policial muito feliz por saber que seu trabalho está gerando bons frutos. “ A guerra contra às drogas é dura mas com a ajuda de todos iremos vence-la” afirma o Policial Hugo.

Observação: A escola que quiser participar do PROERD deve fazer contato com a Unidade da Polícia Militar que atende a sua região, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência está presente em todos os Estados do Brasil, avise a Direção da escola de seu filho para aderir ao Programa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário