segunda-feira, 19 de setembro de 2011

NÓS NA SEMANA NACIONAL DO TRANSITO


Entre os dias 18 e 25 de setembro, o Ministério das Cidades e o Denatran, em parceria com outros órgãos federais e estaduais, promovem a Semana Nacional de Trânsito 2011. Com o tema “Juntos Podemos Salvar Milhões”, a ação pretende conscientizar o cidadão sobre a necessidade de respeito às regras de convivência no trânsito pois segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,3 milhões de mortes por acidente de trânsito foram contabilizadas em 178 países no ano de 2009. Desse montante, a falha humana lidera as causas da violência no trânsito.
Estamos juntos nesta luta para reduzir os acidentes de trânsito veja o que as bebidas alcoólicas podem fazer no trânsito.
ÁLCOOL NÃO COMBINA COM TRÂNSITO

Os estudos mais recentes mostram que em 61% dos acidentes de trânsito, o condutor havia ingerido bebida alcoólica. Uma capacidade indispensável ao motorista é prejudicada pelo consumo de bebida alcoólica: a percepção. O condutor que insistir em se embebedar e depois dirigir, corre o risco de sofrer diminuição dos reflexos e terá predisposição a acidentes de todo o tipo – que podem ir de um tropeço a um acidente automobilístico.

Por isso, é muito importante que se tenha sempre em mente que BEBIDAS ALCOÓLICAS não combinam com direção. É de mau gosto. É contra a vida. Sabe o que as estatísticas mostram como resultado dessa mistura? 28 mil mortos por ano e 199 mil feridos. Geralmente quem bebe e acha que tem condições de dirigir pensa que o álcool não influencia em sua habilidade como motorista. É comum ouvir que a ingestão do álcool em doses determinadas não altera os efeitos psicológicos. Isso é falso pois muitas vezes o indivíduo ingere uma pequena dose e o efeito acaba sendo idêntico a ingestão de uma grande dosagem alcoólica.
O alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo. Além disso, causa 350 doenças (físicas e psiquiátricas) e torna dependentes crônicos da droga um de cada dez usuários de álcool.

Um abraço,
Policial Hugo

Nenhum comentário:

Postar um comentário