quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

DICAS PARA EVITAR O ROUBO DE SEU AUTOMOVEL



01-Quando estiver se aproximando de um cruzamento e o farol estiver fechado, reduza a velocidade com bastante antecedência e procure manter o carro em movimento o maior tempo possível, na grande maioria das ocorrências os carros parados são os alvos dos assaltantes.
02- Use sempre estacionamentos que tenham  seguro.

03- Sempre deixem o seu veiculo pela pista central ou pelo lado esquerdo, esta atitude facilita no caso de uma evasão e ao parar, observe sempre os retrovisores direito e esquerdo, para ver alguma atitude suspeita, mas se for abordado por algum meliante nunca reaja, mantenha as mãos ao volante para o meliante ter a certeza de que você não está armado e saia do veiculo calmamente, lembre-se o maior bem é a sua vida.
04- Quando estiver dirigindo o veículo, mantenha as portas trancadas e as janelas sempre fechadas, não fale no celular e evite levantar o braço em que utiliza o relógio, quando pedestres ou vendedores estiverem próximos do carro.

05- Nunca deixe o seu veículo estacionado em ruas de pouco movimento, esta atitude facilita a ação de ladrões.

06- Quando estiver seguindo para a sua residência, verifique se não está sendo seguido por outro carro ou moto e quando chegar em casa, antes de entrar verifique se nas proximidades existe algum vendedor ambulante, movimentação de pessoas suspeitas, ou veículo parado próximo do portão da garagem com pessoas dentro, se notar alguma destas situações, é prudente dar uma volta no quarteirão antes de entrar na garagem.

07- Sempre que parar o seu veiculo em semáforos procure manter distancia do veiculo a sua frente, no caso de um assalto você poderá ter a oportunidade de sair do local.
Quando suspeitar que esta sendo seguido por pessoas de carro ou motos, pare em locais de grandes movimentos, peça ajuda a policia, até que estas pessoas se evadam do local.

Um abraço,
Policial Hugo

DICAS PARA PROTEGER SEU FILHO DE CRIMINOSOS



01- A melhor maneira para evitar atitudes de criminosos com as crianças é a educação no lar, oriente e mostre a elas os perigos, não adianta esconder o que esta acontecendo, temos de prepará-las para a realidade.
02-  Sempre que forem sair de suas casas, que estejam acompanhadas de uma pessoa responsável.
03-  Sempre questione o lugar que a criança esta indo, peça informações sobre o local a pessoas conhecidas, por meio de internet, através de telefone, ligue e questione, procure conhecer o ambiente que o seu filho irá frequentar.
04-  Nunca aceite presentes de pessoas estranhas, esta é uma das artimanhas usadas pelos aliciadores de menores e pedófilos, o que facilita a ação dessas pessoas mal intencionadas.
05- Mostre às crianças reportagens, artigo de jornais, comente os casos mais recentes sobre a ação dos criminosos, nossas crianças passaram a ter uma infância mais curta na atualidade, elas têm de amadurecer mais cedo e estar preparadas para o mundo em que vivemos, pois se isto não acontecer, elas serão um alvo muito fácil para as pessoas de má índole.
Um abraço,
Policial Hugo
 

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

DICAS DE SEGURANÇA-ANDE SEGURO NAS RUAS



Se alguém vier lhe pedir qualquer tipo de informação, atente-se se o mesmo não esta acompanhado de outra pessoa, este método é usado para mante-lo distraído para que o 2 elemento furte os seus pertences, sem que você perceba a manobra desta pratica de crime.

Procure sempre andar nas ruas mantendo distancia das pessoas a sua frente e a sua retaguarda, nunca ande distraído, isto facilita a ação dos meliantes.

 Quando for buscar alguém da família em escolas, supermercados ou shopping centers, procure não ficar dentro do veiculo aguardando a pessoa. Estacione o veiculo e fique próximo a entrada destes locais para evitar chamar atenção de meliantes que tenham a intenção de fazer o sequestro. 

Nunca use suas sacolas e mochilas nas costas, esta atitude facilita a ação dos meliantes que usam geralmente estiletes, facas ou canivetes, para subtrair os seus pertences.

Ao fazer compras, evite expor a sua carteira, pois se neste momento estiver pelo local algum meliante ou olheiros deste meliante, estas informações serão passadas para que você seja assaltado ao sair, evite manter uma grande quantidade de dinheiro na carteira, para não chamar a atenção destas pessoas, procure fazer suas compras usando o cartão dos bancos.

Um abraço, 
Policial Hugo

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

É SÓ NÃO EXPERIMENTAR



Para se vencer uma guerra a principal arma é conhecer o inimigo, por isto vamos conhecer o Crack uma droga poderosa e destrutiva.
O que é?
O surgimento do Crack se deu no início da década de 80, o que possibilitou seu fumo foi a criação da base de coca batizada como livre.
O Crack é uma mistura de cloridrato de cocaína (cocaína em pó), bicarbonato de sódio ou amôniae água destilada, que resulta em pequeninos grãos, fumados em cachimbos ( improvisados ou não). É mais barato que a cocaína mas, como seu efeito dura muito pouco, acaba sendo usado em maiores quantidades, o que torna o vício muito caro, pois seu consumo passa a ser maior.
Estimulante seis vezes mais potente que a cocaína, o crack provoca dependência física e leva à morte por sua ação fulminante sobre o sistema nervoso central e cardíaco.
Quais são as reações do Crack? O que ele provoca no organismo?
O crack leva cerca de 15 segundos para chegar ao cérebro e já começa a produzir seus efeitos: forte aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremor muscular e excitação acentuada, sensações de aparente bem-estar, aumento da capacidade física e mental, indiferença à dor e ao cansaço. Mas, se os prazeres físicos e psíquicos chegam rápido com uma pedra de crack, os sintomas da síndrome de abstinência também não demoram a chegar. Em 15 minutos, surge de novo a necessidade de inalar a fumaça de outra pedra, caso contrário chegará inevitavelmente o desgaste físico, a prostração e a depressão profunda.
Estudiosos como o farmacologista Dr. F. Varella de Carvalho asseguram que "todo usuário decrack é um candidato à morte", porque ele pode provocar lesões cerebrais irreversíveis por causa de sua concentração no sistema nervoso central.

Um abraço, Policial Hugo

terça-feira, 18 de setembro de 2012

QUAL O MELHOR CAMINHO PARA COMBATER AS DROGAS?

FICOU LOTADO 
PREVENÇÃO É O CAMINHO
O tema drogas tem sido amplamente discutido na atualidade, não apenas por causa da onda de criminalidade promovida pelo tráfico em muitos lugares do mundo, mas pelo efeito mais devastador dela: a interferência na vida de famílias inteiras, que se vêem, de repente, envolvidas com a questão da dependência química. Qual é a melhor maneira de lidar com esse problema? Essa é uma pergunta ainda não respondida, apesar dos inúmeros tratamentos disponíveis e das tentativas de muitos estudiosos para descobrir remédios e técnicas capazes de ajudar as pessoas a se livrarem do vício.
O que leva uma criança ou um adolescente a experimentar drogas e, eventualmente, a se tornar um dependente químico?
É claro que essa é uma pergunta tão difícil quanto saber qual é a melhor forma de lidar com esse problema, mas há alguns mitos sobre essa questão que podem ser discutidos.
O primeiro deles é o de que os jovens que usam drogas pertencem a famílias “desestruturadas”. Durante muito tempo, a maioria das pessoas achou (e muitas ainda acreditam) que o problema das drogas estava restrito a crianças e adolescentes filhos de pais separados. O que se dizia é que esses filhos, desestabilizados pela separação, recorriam às drogas para esquecer os problemas e fugir do desconforto causado pelo fim do casamento dos pais. Hoje, sabe-se que o uso de drogas (incluindo o cigarro e o álcool, que são as chamadas drogas legais) ocorre tanto em famílias em que os pais estão separados quanto naquelas em que eles estão juntos. Portanto, o divórcio não serve mais como vilão para explicar o uso de drogas entre adolescentes, e outras causas, mais próximas da realidade, devem ser pesquisadas.
Inúmeras pesquisas têm mostrado, por exemplo, que um dos principais motivos que levam os adolescentes a experimentar as chamadas drogas ilícitas (como a maconha e a cocaína, por exemplo) é a curiosidade pelas sensações que os amigos relatam sentir ou porque querem saber a razão de a droga ser tão consumida, apesar de todo mundo dizer que ela é ruim. Uma segunda causa, muito citada pelos adolescentes usuários de drogas, é a necessidade de aceitação pelo grupo de amigos. Muitas vezes, o jovem está em uma festa com os amigos ou vai a algum lugar à noite onde todos estão consumindo alguma droga. Nesse momento, ele se sente constrangido em dizer que não quer provar ou tem medo de ser rejeitado pelo grupo se não aceitar. Esses dados nos dizem, em primeiro lugar, que um adolescente não sai pelas ruas disposto a experimentar drogas pela primeira vez porque brigou em casa e acha que essa é uma ótima maneira de fugir dos problemas. Ele não conhece os efeitos da droga e as conseqüências que o uso pode trazer e, por isso, ela ainda não é um veículo de fuga. O primeiro contato do adolescente com as drogas costuma ser casual, motivado principalmente pela curiosidade, pelo desejo de experimentar novas sensações e pela pressão do grupo de amigos do qual faz parte. Já o contato com drogas como o cigarro e o álcool costuma ser mais precoce e ocorre, na maioria das vezes, em casa. O fato de os pais beberem ou fumarem torna esses produtos acessíveis à criança, que, também por curiosidade, acaba experimentando-os.
No entanto, é preciso considerar que, ainda que o primeiro contato com as drogas seja casual, o que faz com que uma criança ou adolescente se torne ou não um dependente químico não é mero acaso. Uma dica importante para isso foi dada em um estudo publicado no Journal of American Medical Association. Nesse estudo norte-americano, os cientistas concluíram que adolescentes que têm ligações emocionais fortes com seus pais ou com professores apresentam uma probabilidade menor de utilizar drogas com freqüência. Isso quer dizer que, quando o indivíduo percebe que é compreendido pela família em casa e sente que tem um canal aberto para dialogar e discutir seus problemas com adultos de confiança, ele tem mais condições de lidar com suas dificuldades sem precisar recorrer às drogas e de se recusar a continuar consumindo-as, ainda que sofra pressão dos amigos. Lidar com o conflito entre se entregar às sensações de prazer imediato que a droga proporciona ou recusar-se em favor da manutenção da saúde é algo realmente difícil. Isso exige do adolescente força de vontade, informação e um local de apoio onde ele possa se sentir seguro para falar sobre essa dificuldade.
Outro mito da atualidade é o de que os adolescentes têm muitas informações sobre os efeitos das drogas, já que o acesso à TV e a outros meios de comunicação de massa é generalizado e, portanto, todos “sabem bem o que fazem” quando utilizam qualquer substância química. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal da Bahia com adolescentes mostrou um dado interessante: a maioria deles não associa a cerveja ao álcool. Isso significa que, quando eles estão bebendo cerveja, acham que ela é muito diferente das demais bebidas alcoólicas, que é “fraca”, que não é uma droga e que, portanto, pode ser consumida sem qualquer problema. Concepções parecidas são encontradas entre consumidores de ecstasy, uma substância muito utilizada pelos jovens em festas. Para eles, essa droga não vicia e não traz dano algum à saúde, o que é um erro grave. Tudo isso mostra que as informações que os adolescentes têm sobre drogas restringem-se a “drogas fazem mal à saúde”, mas a maioria não sabe dimensionar com clareza que tipo de dano a droga causa ao organismo. Isso indica que crianças e adolescentes precisam receber informações corretas sobre os efeitos das drogas que os ajudem a entendê-los e que os auxilie a decidir por seu uso ou não.
O nosso grande desafio é desmistificar o usuário de drogas. Ele não é um criminoso, uma pessoa fraca e sem vontade ou alguém perverso. Quando se passa a encarar o uso de drogas como algo que pode acontecer com qualquer um, a necessidade de investimento em prevenção se torna ainda mais importante e passa a ser vista como algo fundamental na família e na escola.
Fonte:www.educacional.com.br/falecom/psicologa

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

COMO EVITAR QUE MEU FILHO USE DROGAS,

A família é fundamental para evitar que a criança ou adolescente comece a usar drogas, pois é no adulto mais próximo que a criança se espelha e buscam seus caminhos, neste pequeno texto você encontrará algumas dicas que podem ajudar na condução dos filhos para que eles fiquem longe do caminho das drogas e da violência que elas produzem.
Durante muitos anos acreditamos que falando para as crianças que as drogas são perigosas elas ficariam com medo e não usariam, mas na realidade só falar não adianta temos que sensibilizá-los através de exemplos, não usar drogas na presença deles é fundamental, gostaria de lembrar que as drogas “lícitas” como cigarro e bebidas alcoólicas fazem parte desta dica, há umas duas décadas atrás as bebidas alcoólicas e o cigarro não aproximavam as pessoas das drogas ilegais, hoje além de provocarem todos os males à saúde que sabemos, elas ainda deixam nossos jovens vulneráveis as outras drogas e a toda a violência que elas produzem. Normalmente um indivíduo faz uso de drogas ilegais pela primeira vez quando está bêbado e a mercê de quem já é usuário, possivelmente um “amigo” seu é que lhe oferece (e este aceita sem resistência).
Conhecer nossos filhos é fundamental para protegê-los, quando digo conhecer, quero dizer que temos que saber quem são os amigos, quais as músicas que eles escutam, como se comportam na escola, suas notas, seus esportes preferidos, enfim tudo o que eles gostam de fazer, tendo conhecimento dos hábitos e atitudes deles ficará mais fácil de notar alguma mudança, que pode ser um indicador do inicio do uso de drogas ou que ele está prestes a começar a usar, descobrir logo no começo é muito importante para evitar o vício, se for detectada alguma mudança significativa nas atitudes dele é preciso muita conversar, para saber realmente o que está acontecendo, lembre-se brigar com ele pode entregá-lo de bandeja para as drogas, neste momento ele precisa saber que você o ama e está com ele para superar todas as adversidades.
Geralmente quem começa a usar drogas está enfrentando algum problema emocional, como baixa estima (perdeu a namorada, sente-se inferior aos outros, não consegue se declarar para o outro) ,vários fatores podem levá-lo a este problema, tente mostrar que as drogas só vão piorar as coisas, além de não resolverem o problema ainda causarão outros quem toma um porre, por exemplo, no outro dia além da ressaca, descobre que deu o maior vexame e fica mais para baixo ainda com vergonha da pessoa que queria impressionar.
O contato com as drogas podem influenciar a criança para que ela comece a usar, pedi para ascender um cigarro ou ir comprar, mostra para criança que não tem problema algum em fumar e ainda que ela pode desobedecer a lei, já que é proibido para os menores de 18 anos portarem cigarros, evite beber próximo de crianças.

“EDUCAR A CRIANÇA É EVITAR O CASTIGO DO ADULTO”

sábado, 30 de junho de 2012

A Função do Educador no Combate as Drogas


Um problema que está no seio da sociedade.
As drogas são problemas que integram praticamente todas as sociedades contemporâneas, o resultado negativo decorrente a isso é de ordem social e econômica. Social, pois desestrutura a família e econômico por gerar diversos custos para o governo que na maioria das vezes mantém o tratamento.

No Brasil, as drogas também financiam a violência e o crime. Grande parte dos usuários é jovem, muitos começam a usar geralmente na escola e em idade cada vez mais prematura.

Nesse sentido, a base para o não ingresso dos jovens nesse mundo quase sempre sem volta está na família e na escola. A primeira deve dialogar, conhecer as amizades, esclarecer sobre o perigo das drogas, e ensinar valores humanos e valorização da saúde e da vida. A segunda pode promover palestras, depoimentos, visitas de policiais, médicos entre outros profissionais que estão diretamente envolvidos no processo de prevenção das drogas e tratamentos.
 No entanto, quem mais tem contato com o aluno são os professores, desse modo cabe a ele sempre que possível abrir momentos para discussões acerca do assunto, o tema não é de incumbência somente de determinadas disciplinas, mais sim de todas. O professor desenvolve um grande poder de influência, além de ser um formador de opinião, e é justamente nesse contexto que insere o seu papel.

Diante desse fator o educador pode implantar atividades vinculadas ao tema, muitos professores e também grande parte das direções pensam ou indagam sobre o conteúdo programático e o tempo gasto para concluí-los e que as pausas para as discussões sobre o tema podem prejudicar, esquecem que a palavra “educação” é bem mais abrangente, trata-se da formação do indivíduo como um todo de maneira que possa integrar a sociedade pronto para a vida. Se a função da escola é educar, por que não ensinar as nossas crianças, adolescentes e jovens sobre o risco que correm no uso de drogas?

Em suma, o problema é bastante complexo e requer a participação efetiva dos pais e dos professores com respaldo dos donos de escola, no caso particular, e do poder público nas instituições públicas, uma coisa é certa, a base para o problema está na educação.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

fonte:http://educador.brasilescola.com

sexta-feira, 22 de junho de 2012

O PODER DE DESTRUIÇÃO DO CRACK

CRACK

Forma menos pura da cocaína, o crack tem um poder infinitamente maior de gerar dependência, pois a fumaça chega ao cérebro com velocidade e potência extremas. Ao prazer intenso e efêmero, segue-se a urgência da repetição. Além de se tornarem alvo de doenças pulmonares e circulatórias que podem levar à morte, os usuários se expõem à violência e a situações de perigo que também podem matá-lo.

Intoxicação pelo metal

O usuário aquece a lata de refrigerante para inalar o crack. Além do vapor da droga, ele aspira o alumínio, que se desprende com facilidade da lata aquecida. O metal se espalha pela corrente sanguínea e provoca danos ao cérebro, aos pulmões, rins e ossos.

Fome e sono

O organismo passa a funcionar em função da droga. O dependente quase não come ou dorme. Ocorre um processo rápido de emagrecimento. Os casos de desnutrição são comuns. A dependência também se reflete em ausência de hábitos básicos de higiene e cuidados com a aparência.

Pulmões

A fumaça do crack gera lesão nos pulmões, levando a disfunções. Como já há um processo de emagrecimento, os dependentes ficam vulneráveis a doenças como pneumonia e tuberculose. Também há evidências de que o crack causa problemas respiratórios agudos, incluindo tosse, falta de ar e dores fortes no peito.

Coração

A liberação de dopamina faz o usuário de crack ficar mais agitado, o que leva a aumento da presença de adrenalina no organismo. A consequência é o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial. Problemas cardiovasculares, como infarto, podem ocorrer.

Ossos e músculos

O uso crônico da droga pode levar à degeneração irreversível dos músculos esqueléticos, chamada rabdomiólise.

Sistema neurológico

Oscilações de humor: o crack provoca lesões no cérebro, causando perda de função de neurônios. Isso resulta em deficiências de memória e de concentração, oscilações de humor, baixo limite para frustração e dificuldade de ter relacionamentos afetivos. O tratamento permite reverter parte dos danos, mas às vezes o quadro é irreversível
Prejuízo cognitivo: pode ser grave e rápido. Há casos de pacientes com seis meses de dependência que apresentavam QI equivalente a 100, dentro da média. Num teste refeito um ano depois, o QI havia baixado para 80
Doenças psiquiátricas: em razão da ação no cérebro, quadros psiquiátricos mais graves também podem ocorrer, com psicoses, paranoia, alucinações e delírios.

Sexo

O desejo sexual diminui. Os homens têm dificuldade para conseguir ereção.
Há pesquisas que associam o uso do crack à maior suscetibilidade a doenças sexualmente transmissíveis, em razão do comportamento promíscuo que os usuários adotam.

Morte

Pacientes podem morrer de doenças cardiovasculares (derrame e infarto) e relacionadas ao enfraquecimento do organismo (tuberculose).
A causa mais comum de óbito é a exposição à violência e a situações de perigo, por causa do envolvimento com traficantes e assaltos, por exemplo.

        Um abraço,
       Policial Hugo
Combatendo as drogas

domingo, 8 de abril de 2012

CIGARRO UM PROBLEMA DE SAUDE PUBLICA

O cigarro é hoje, é um dos maiores problemas de saúde pública mundial. Mata mais que a Aids, a Malária e a Varíola, juntas. no Brasil, morrem cerca de 200 mil pessoas por ano , tendo dedos, pernas, braços amputados; sem poderem respirar por conta de câncer de pulmão ou efisema; sem mandíbulas; com o rosto desfigurado; sem esôfago; com câncer de próstata, etc. Imagine um estádio de futebol lotado, em dia de final de campeonato. Um ano depois, imagine-o vazio, triste e escuro todos se foram por conta do cigarro, depois de uma carga enorme de sofrimentos, e infelizmente, quem paga esta conta é o povo brasileiro.
ALGUNS DADOS SOBRE O CIGARRO
  • O fumo provoca infarto: enfisema pulmonar, derrame cerebral, osteoporose, e sobretudo cânceres (pulmão, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, colo do útero, bexiga). E também impotência, menopausa precoce, rugas, aborto espontâneo, prematuridade e morte perinatal;
  • A fumaça lateral do cigarro: assimilada pelo fumante passivo, tem três vezes mais nicotina e cinqüenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a expirada pelos tabagistas;
  • Em um recinto onde o fumo é permitido, ao final de oito horas o não fumante terá consumido quatro cigarros, aumentando em até duas vezes sua chance de ter câncer de pulmão;
  • O dinheiro gasto anualmente com exames, internações e medicamentos decorrentes de doenças do fumo é suficiente para construir quinze hospitais.
  • O consumo de tabaco porá fim prematuramente à vida de dez milhões de pessoas até 2020, caso a tendência atual continue.
  • É o único produto legal que causa a morte da metade de seus usuários regulares. Isto significa que de 1,3 bilhão de fumantes no mundo, 650 milhões vão morrer prematuramente por causa do cigarro, diz a OMS.
  • O tabaco causa prejuízos de mais de 200 bilhões de dólares ao ano no mundo. No Egito, o custo anual do tratamento de doenças vinculadas ao tabagismo chega a 545 milhões de dólares e na China a 6,5 bilhões de dólares, segundo os últimos números disponíveis.
  • Mais de um milhão de pessoas de 350 milhões de fumantes morrem vítimas do tabagismo a cada ano na China e, segundo a OMS, este número poderia chegar a três milhões em 2050
Composição do cigarro
  • Nicotina: É a causadora do vício;
  • Benzopireno: Substância que facilita a combustão existente no papel que envolve o fumo;
  • Substâncias radioativas: Como o polônio 210 e carbono 14;
  • Agrotóxicos: Como o DDT;
  • Solventes: Como o benzeno;
  • Metais pesados: Como chumbo e o cádmio. Um cigarro contém de 1 a 2 mg, concentrando-se no fígado, rins e pulmões, tendo meia-vida de 10 a 30 anos, o que leva a perda de capacidade ventilatória dos pulmões, além de causar dispnéia, enfisema, fibrose pulmonar, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago;
  • Níquel e arsênico: Armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes, resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc;
  • Amônia: Utilizado em limpadores de banheiro;
  • Formol: Componente de cadáver;
  • Monóxido de carbono: É o mesmo gás que sai dos escapamentos de automóveis, e como tem mais afinidade com a hemoglobina do sangue do que o próprio oxigênio, toma o lugar do oxigênio, deixando o corpo do fumante - ativo ou passivo - totalmente intoxicado;
  • E mais de 4.700 substâncias tóxicas, sendo 700 cancerígenas
um abraço,
Policial Hugo