segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O QUE LEVA UMA PESSOA A FUMAR


O cigarro por muito tempo foi sinal de status social, um adolescente para se tornar “homem” tinha que fumar, sem falar nos comerciais que a exemplo dos de bebidas alcoólicas, mostravam pessoas bonitas e bem sucedidas fumando, passando a impressão de que para se dar bem tinham que fumar cigarro, isto estimulou várias pessoas a fumarem.

Com o passar dos tempos se descobriu que ao contrário do que as propagandas pregavam, o cigarro só prejudicava as pessoas, como ser elegante com mau hálito e dentes amarelados? como praticar esportes sofrendo com doenças respiratórias? sem falar nos vários tipos de câncer que o cigarro pode provocar, sendo os principais: câncer de pulmão, câncer de boca, câncer de laringe, câncer de bexiga e vários outros.

Alguns jovens ainda hoje começam a fumar por influência de amigos, para parecerem mais "descolados" brincam com o fogo, pois é sabido que das mais de 4700 substancias tóxicas existentes no cigarro a nicotina é a responsável por causar a dependência e como todas as drogas ela aprisiona todos aqueles que a experimenta, em um primeiro momento a nicotina avisa não me fume, mas se me fumar não me largue, geralmente na primeira vez que a pessoa fuma ela sente tontura, irritação na garganta e outros sintomas desagradáveis, mas para mostrar para quem lhe ofereceu que consegue fumar, volta a experimentar por vergonha de não ter conseguido da primeira vez e assim vai repetindo o gesto até não conseguir parar mais.

Hoje ninguém mais pode reclamar de falta de informações a respeito dos riscos de se fazer o uso de cigarros ao contrário dos pais e avós que foram influenciados por belas propagandas os jovens convivem com diversos anúncios de utilidade pública que estão expostos até mesmo nas embalagens de cigarros.

CIGARRO NEM MESMO EXPERIMENTE!

Um abraço,

Policial Hugo


ACRÓSTICOS ENVIADOS POR UM SEGUIDOR

CONHECENDO O CRACK


RETRATO DE UM DROGADO

RETRATO DE UM ALCOLATRA


ACROSTICOS ENVIADOS POR ANTONIO SOUZA, UM VISITANTE QUE RESOLVEU COLABORAR COM A LUTA CONTRA AS DROGAS, COLABORE VOCÊ TAMBEM DIVULGUE O BLOG PARA SEUS CONTATO, MANDE SUGESTÕES DE PUBLICAÇÃO, TORNE-SE UM SEGUIDOR.

UM ABRAÇO,
POLICIAL HUGO.

MUSICA DO PROERD

PAIS, ALUNOS E O INSTRUTOR POLICIAL HUGO CANTARAM E DANÇARAM A MUSICA DO PROERD.



um abraço,
Policial Hugo

PARÓDIA CANTADA POR ALUNOS

COMO EVITAR QUE UMA PESSOA AMADA USE DROGAS

A família é fundamental para evitar que a criança ou adolescente comece a usar drogas, pois é no adulto mais próximo que a criança se espelha e buscam seus caminhos, neste pequeno texto você encontrará algumas dicas que podem ajudar na condução dos filhos para que eles fiquem longe do caminho das drogas e da violência que elas produzem.
Durante muitos anos acreditamos que falando para as crianças que as drogas são perigosas elas ficariam com medo e não usariam, mas na realidade só falar não adianta temos que sensibilizá-los através de exemplos, não usar drogas na presença deles é fundamental, gostaria de lembrar que as drogas “lícitas” como cigarro e bebidas alcoólicas fazem parte desta dica, há umas duas décadas atrás as bebidas alcoólicas e o cigarro não aproximavam as pessoas das drogas ilegais, hoje além de provocarem todos os males à saúde que sabemos, elas ainda deixam nossos jovens vulneráveis as outras drogas e a toda a violência que elas produzem. Normalmente um indivíduo faz uso de drogas ilegais pela primeira vez quando está bêbado e a mercê de quem já é usuário, possivelmente um “amigo” seu é que lhe oferece (e este aceita sem resistência).
Conhecer nossos filhos é fundamental para protegê-los, quando digo conhecer, quero dizer que temos que saber quem são os amigos, quais as músicas que eles escutam, como se comportam na escola, suas notas, seus esportes preferidos, enfim tudo o que eles gostam de fazer, tendo conhecimento dos hábitos e atitudes deles ficará mais fácil de notar alguma mudança, que pode ser um indicador do inicio do uso de drogas ou que ele está prestes a começar a usar, descobrir logo no começo é muito importante para evitar o vício, se for detectada alguma mudança significativa nas atitudes dele é preciso muita conversar, para saber realmente o que está acontecendo, lembre-se brigar com ele pode entregá-lo de bandeja para as drogas, neste momento ele precisa saber que você o ama e está com ele para superar todas as adversidades.
Geralmente quem começa a usar drogas está enfrentando algum problema emocional, como baixa estima (perdeu a namorada, sente-se inferior aos outros, não consegue se declarar para o outro) ,vários fatores podem levá-lo a este problema, tente mostrar que as drogas só vão piorar as coisas, além de não resolverem o problema ainda causarão outros quem toma um porre, por exemplo, no outro dia além da ressaca, descobre que deu o maior vexame e fica mais para baixo ainda com vergonha da pessoa que queria impressionar.
O contato com as drogas podem influenciar a criança para que ela comece a usar, pedi para ascender um cigarro ou ir comprar, mostra para criança que não tem problema algum em fumar e ainda que ela pode desobedecer a lei, já que é proibido para os menores de 18 anos portarem cigarros, evite beber próximo de crianças.

“EDUCAR A CRIANÇA É EVITAR O CASTIGO DO ADULTO”

Um abraço,
Policial Hugo.

A GUERRA CONTRA AS DROGAS CONTINUA

Não perdemos a guerra contra as drogas, pois uma guerra só está perdida quando o último soldado morre ou quando ele se rende, nenhuma destas hipóteses aconteceu com relação à luta contra as drogas, vários soldados como nós acreditam na vitória e combatem noite e dia este inimigo poderoso, mas não invencível.

O que não se pode fazer é subestimá-lo e achar que venceremos esta guerra da noite para o dia ou em um piscar de olhos, mas com a força de cada um com certeza venceremos, a cada jovem que resolve não experimentar drogas, sejam lícitas ou ilícitas mais uma vitória é conquistada.

É uma pena que uma pessoa tão importante como o ex-presidente FHC apóie as drogas, pois achar que as drogas podem ser usadas livremente pelas ruas é retroceder já não agüentamos ser fumantes passivos do cigarro, dirá do crack, do oxi, e de vários inalantes, será que o sociólogo não pensou nestas situações, como você pediria para um dependente do crack para não fumar perto de seu filho que está em um ponto de ônibus e não tem como ir para outro lugar, lembrando que as drogas que o ex- presidente quer liberar são alucinógenas e levam a perda dos critérios de julgamento e ai senhor FHC o que fazer nesta situação?

Não desista a vitoria sobre as drogas depende de você não experimente drogas e oriente outras pessoas para que façam o mesmo.

Um abraço,

Policial Hugo.

Mil famílias protestam em São Paulo contra declarações a favor das drogas feitas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O presidente de honra do PSDB defendeu no programa Fantástico , da TV GLOBO, e em entrevista à Folha de S.Paulo, no domingo, a “descriminalização de todas as drogas”. Disse o ex-presidente:

“Sou a favor da descriminalização de todas as drogas.”

“Defendo a plantação caseira de maconha no Brasil .”

As mil famílias enviaram à Campanha cópia do protesto que estão mandando ao ex-presidente e ao PDSB:

“Excelentíssimo Ex-Presidente

Fernando Henrique Cardoso.

Em nome de 1.000 famílias de usuários de drogas ,que integram o Grupo Amor Exigente da Regional Paulistana Norte de São Paulo, declaramos ao Senhor nossa perplexidade com suas declarações,domingo, ao programa Fantástico, da TV Globo. Classificamos de, no mínimo, IRRESPONSÁVEL, sua defesa na “liberação de todas as drogas”. Como pais, e eleitores, estamos chocados. E nos perguntamos: suas declarações são endossadas pelo partido que o senhor preside, o PDSB, o partido do governador de São Paulo?

Como sociólogo, senhor Fernando Henrique Cardoso, o senhor deveria ouvir as famílias. Só quem tem este sofrimento dentro de casa é que pode dizer o que acontece quando seus entes queridos entram neste caminho, que sempre começa com a bebida e a maconha na infância e na adolescência, e, em seguida, cocaína, crack, ecstasy, lança-perfume e agora o oxi, as drogas que o senhor quer liberar.

O senhor afirmou que foi à Holanda e a Portugal. Mas não precisaria ir tão longe. Bastaria conversar com as famílias de usuários de drogas, andar pelas ruas de São Paulo, pelas cracolândias para entender o significado da doença causada pelas drogas que o senhor quer liberar. Drogas que causam a dependência química, doença reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, como progressiva, incurável e fatal.

O senhor argumenta que “falharam políticas de combate às drogas”. Como famílias e eleitores perguntamos: quando existiu política antidrogas no país? Nem no seu governo, que se prolongou por 8 anos. O senhor nada fez. Apenas criou a Senad, que logo perdeu o titular e se transformou, a partir do seu governo, num. órgão inexpressivo e sem verbas do governo.

Como sociólogo, o senhor deveria ouvir as famílias que passaram e passam por esse flagelo que são as drogas. Ouça os jovens que conseguiram sair delas e a que custo! Não temos assistência nem vagas para internação na rede pública de saúde. O seu partido, senhor Fernando Henrique Cardoso, não investe no tratamento. Exemplo é São Paulo, governada pelo PDSB, onde há somente 207 leitos oferecidos pelo ESTADO . Estado que enfrenta uma epidemia de todos os tipos de drogas e com registros de crianças já necessitando de tratamento. Mas onde?

Nós, pais de usuários de drogas, estamos ofendidos com a sua irresponsabilidade e insensibilidade. Nossa realidade é de lágrimas, desespero, incertezas e violência com filhos na fissura batendo em pais, assaltando nas ruas, sendo presos. E nada sendo feito pelo seu partido, que governa São Paulo.

Não atrapalhe o governo da presidenta Dilma que já anunciou medidas e está do lado das famílias. Vamos cobrar do seu partido. Quem nada fez, não tem o direito de atrapalhar quem já tem no seu dia a dia o pesadelo das drogas. Quantas vidas sua irresponsabilidade vai tirar?

Em nome de mil famílias aguardamos sua resposta e a do seu partido.

Miguel Tortorelli

Regina Tortorelli

Coordenadores Regionais Paulistana Norte.”

Cigarro deve matar 6 milhões de pessoas em 2011

Cigarro deve matar 6 milhões de pessoas em 2011, estima a OMS.

Agência Brasil - O cigarro deve matar em 2011 quase 6 milhões de pessoas em todo o mundo – dessas, 600 mil são fumantes passivos. O número representa uma morte a cada seis segundos. Até 2030, a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 8 milhões de pessoas podem morrer em consequência do fumo.

A OMS classificou o tabaco como um dos fatores que mais contribuem para a epidemia de doenças não contagiosas como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema. O grupo é responsável por 63% de todas as mortes no mundo. Dados indicam que metade dos fumantes deve morrer em razão de uma doença relacionada a esse hábito.

No Dia Mundial sem Tabaco, lembrado hoje (31), a OMS listou avanços no enfrentamento ao cigarro. Entre os destaques estão países como o Uruguai, onde os alertas sobre o risco provocado pelo cigarro ocupam 80% das embalagens. A China, Turquia e Irlanda também receberam elogios por leis que proibem o fumo em locais públicos.

Entretanto, menos da metade dos países que aderiram à Convenção de Controle do Tabaco (2003) e que enviaram relatórios à OMS registraram progresso no combate ao fumo. Apenas 35 de um total de 65, por exemplo, registraram aumento nos investimentos para pesquisas no setor..

Um estudo feito pelo Ministério da Saúde mostra que entre 2006 e 2010 a proporção de brasileiros fumantes caiu de 16,2% para 15,1%. Entre os homens, a queda foi maior – o hábito de fumar passou de 20,2% para 17,9%. Entre as mulheres, o índice permaneceu estável em 12,7%. Pessoas com menor escolaridade - até oito anos de estudo - fumam mais (18,6%) que as pessoas mais escolarizadas - 12 anos ou mais (10,2%).

A DROGA MAIS PERIGOSA É...

A droga mais perigosa é aquela que causa dependência, vejamos alguns exemplos:

O cigarro contém nicotina uma substancia com auto poder de provocar dependência, além desta substancia o cigarro tem mais de 4700 substancias nocivas a saúde, que provocam vários tipos de câncer e podem levar até a morte.

As bebidas alcoólicas provocam forte dependência no usuário que de ocasional passam a ser compulsivos em um piscar de olhos as bebidas alcoólicas provocam uma doença chamada de alcoolismo além de problemas graves no fígado(cirrose), coração (infarto), pâncreas (pacreatite), cérebro (distúrbios mentais), etc; ou quando está relacionado a acidentes, traumas, homicídios, suicídio.

A maconha tem em sua composição cerca de quatro mil substancias dentre elas o THC responsável por causar a dependência no usuário, vale ressaltar que a maconha como o cigarro provoca vários tipos de câncer tais como o de boca, laringe, estomago etc.

A cocaína tem um alto poder para provocar dependência ela provoca aumento ilusório de força alem de euforia, elevação do humor e aumento da auto-estima, depressão e estimulo ao suicídio.

O crack e um subproduto da cocaína por isto provoca todos os seus efeitos no dependente a maioria absoluta das pessoas que experimentam o crack se tornam dependentes na primeira vez de uso. Geralmente o usuário de crack tem vergonha do vicio até mesmo perante a outros usuários de drogas.

Para finalizar quero dizer que todas as drogas causam dependência e sofrimento aos usuários não EXISTE UMA DROGA MAIS PERIGOSA que as outras TODAS SÃO PERIGOSAS e só trazem sofrimentos para a pessoa e todos que estão a sua volta, pense bem antes de experimentar qualquer tipo de drogas seja liberada ou proibida.



Um abraço,

Policial Hugo.

sábado, 27 de agosto de 2011

TODOS CONTRA AS DROGAS


Vamos juntos criar uma rede contra as drogas e toda a violência que elas produzem, a união de vários segmentos da sociedade é fundamental para vencermos este inimigo, que é poderoso, mas não invencível poste seu comentário, dê sua opinião nos ajude nesta luta, divulgue este BLOG para seus contatos e amigos, quem sabe uma pessoa não encontra informações úteis para ajudar outra. Contamos com sua participação.

Um Abraço,

Policial Hugo

sábado, 20 de agosto de 2011

SEJA UM BOM AMIGO

VOCÊ PODE SER UM BOM AMIGO

Quando eu era calouro na escola, vi um garoto de minha sala caminhando para casa depois da aula. Seu nome era Pedro. Parecia que ele estava carregando todos os seus livros.

Eu pensei: 'Por que alguém iria levar para casa todos os seus livros numa Sexta-Feira?

Ele deve ser mesmo um C.D.F'!

O meu final de semana estava planejado (festas e um jogo de futebol com meus amigos Sábado à tarde), então dei de ombros e segui o meu caminho.

Conforme ia caminhando, vi um grupo de garotos correndo em direção a Pedro.

Eles o atropelaram, arrancando todos os livros de seus braços, empurrando-o de forma que ele caiu no chão.

Seus óculos voaram e eu os vi aterrissarem na grama há alguns metros de onde ele estava. Pedro ergueu o rosto e eu vi uma terrível tristeza em seus olhos.

Meu coração penalizou-se! Corri até o colega, enquanto ele engatinhava procurando por seus óculos.

Pude ver uma lágrima em seus olhos. Enquanto eu lhe entregava os óculos, disse: 'Aqueles caras são uns idiotas! Eles realmente deviam arrumar uma vida própria'. Pedro olhou-me nos olhos e disse: 'Hei, obrigado'!

Havia um grande sorriso em sua face. Era um daqueles sorrisos que realmente mostram gratidão. Eu o ajudei a apanhar seus livros e perguntei onde ele morava.

Por coincidência ele morava perto da minha casa, mas não havíamos nos visto antes, porque ele freqüentava uma escola particular.

Conversamos por todo o caminho de volta para casa e eu carreguei seus livros. Ele se revelou um garoto bem legal.

Perguntei se ele queria jogar futebol no Sábado comigo e meus amigos. Ele disse que sim. Ficamos juntos por todo o final de semana e quanto mais eu conhecia Pedro, mais gostava dele. Meus amigos pensavam da mesma forma.

Chegou a Segunda-Feira e lá estava o Pedro com aquela quantidade imensa de livros outra vez! Eu o parei e disse: 'Diabos, rapaz, você vai ficar realmente musculoso carregando essa pilha de livros assim todos os dias!'.

Ele simplesmente riu e me entregou metade dos livros.. Nos quatro anos seguintes, Pedro e eu nos tornamos mais amigos, mais unidos. Quando estávamos nos formando começamos a pensar em Faculdade.

Pedro decidiu ir para outro Estado. Eu sabia que seríamos sempre amigos, que a distância nunca seria problema. Ele seria médico e eu ia tentar curso de História. Pedro era o orador oficial de nossa turma. Eu o provocava o tempo todo sobre ele ser um C.D.F.

Ele teve que preparar um discurso de formatura e eu estava super contente por não ser eu quem deveria subir no palanque e discursar.

No dia da Formatura Pedro estava ótimo.

Era um daqueles caras que realmente se encontram durante a escola.

Estava mais encorpado e realmente tinha uma boa aparência, mesmo usando óculos.

Ele saía com mais garotas do que eu e todas as meninas o adoravam! Às vezes eu até ficava com inveja.

Hoje era um daqueles dias. Eu podia ver o quanto ele estava nervoso sobre o discurso. Então, dei-lhe um tapinha nas costas e disse: Ei, garotão, você vai se sair bem!'

Ele olhou para mim com aquele olhar de gratidão, sorriu e disse:

-'Valeu'!

Quando ele subiu no oratório, limpou a garganta e começou o discurso:

'A Formatura é uma época para agradecermos àqueles que nos ajudaram durante estes anos duros. Seus pais, professores, irmãos, talvez até um treinador, mas principalmente aos seus amigos. Eu estou aqui para lhes dizer que ser um amigo para alguém, é o melhor presente que você pode lhes dar. Vou contar-lhes uma história:'

Eu olhei para o meu amigo sem conseguir acreditar enquanto ele contava a história sobre o primeiro dia em que nos conhecemos. Ele havia planejado se matar naquele final de semana! Contou a todos como havia esvaziado seu armário na escola, para que sua mãe não tivesse que fazer isso depois que ele morresse e estava levando todas as suas coisas para casa.

Ele olhou diretamente nos meus olhos e deu um pequeno sorriso.

'Felizmente, meu amigo me salvou de fazer algo inominável!' Eu observava o nó na garganta de todos na platéia enquanto aquele rapaz popular e bonito contava a todos sobre aquele seu momento de fraqueza.

Vi sua mãe e seu pai olhando para mim e sorrindo com a mesma gratidão.

Até aquele momento eu jamais havia me dado conta da profundidade do sorriso que ele me deu naquele dia.

Nunca subestime o poder de suas ações. Com um pequeno gesto você pode mudar a vida de uma pessoa. Para melhor ou para pior.


Um abraço,
Policial Hugo

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

INICIO DO PROERD 2011 EM SABARÁ



Terá inicio no próximo dia 15 de agosto o desenvolvimento do Proerd em Sabará, neste segundo semestre cerca de 500 (quinhentas) crianças do 5º ano (4ª serie) alunos das seguintes escolas: E.M Padre Geraldo de Souza, E.E Juscelino Kubstchek, E.M Gerson Manoel dos Anjos, E.M Bernadino Augusto Ferreira e da E.M Maria Aparecida Batista, participarão do programa.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) consiste em um esforço cooperativo dos Policiais formados pelo Programa, Educadores, Pais e Comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula para alunos do 5º ano (4ª serie) e 7º ano(6ª serie), a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. O Programa é organizado em 10 aulas de 60 minutos, que são ministradas, obrigatoriamente, por um Policial Militar fardado, com auxílio e acompanhamento do professor. A participação do estudante no PROERD pode ser considerada como parte integrante do currículo, oferecendo assuntos como: saúde, ciências, estudos sociais, literatura e outros. O professor mantem um papel de apoio na classe, enquanto o policial está em aula. Antes do inicio do programa as famílias são convidadas para uma palestra sobre os objetivos do Proerd e recebem informações sobre como vão reforçar em casa o que seus filhos aprenderam na escola, pois a família é parte fundamental para o sucesso do trabalho preventivo da Polícia Militar dentro das escolas, enfim o PROERD é fundamentado na ação conjunta entre a organização Policial Militar local, Escola e Comunidade, o que nos permite afirmar que ele não é apenas um programa exclusivo da polícia ou das escolas, mas sim da sociedade.
Ao final do Programa os alunos participão de uma solenidade de formatura onde eles firmam o compromisso perante a comunidade de se manterem longe das drogas e da violência. O Instrutor do PROERD em Sabará Policial Hugo relata que nos cinco anos que ministrada o Programa já recebeu vários relatos de pais sobre a melhoria da conduta de seus filhos em casa e na escola, o que deixa o policial muito feliz por saber que seu trabalho está gerando bons frutos. “ A guerra contra às drogas é dura mas com a ajuda de todos iremos vencê-la” afirma o Policial Hugo.
Observação: A escola que quiser participar do PROERD deve fazer contato com a Unidade da Polícia Militar que atende a sua região, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência está presente em todos os Estados do Brasil, avise a Direção da escola de seu filho para aderir ao Programa.

domingo, 10 de julho de 2011

O QUE É PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS

Como funciona a Prevenção ao uso de drogas?

Prevenção consiste na redução da demanda do consumo de drogas. Neste caso, as ações têm como objetivo fornecer informações e educar os jovens a adotarem hábitos saudáveis e protetores em suas vidas. Espera-se que as pessoas diminuam ou parem de consumir drogas.

Existem três níveis de prevenção, cada um com os seus objetivos próprios:

A prevenção primária quer evitar ou retardar a experimentação do uso de drogas. Portanto, refere-se ao trabalho que é feito junto aos alunos que ainda não experimentaram, ou jovens que estão na idade em que costumeiramente se inicia o uso.

A prevenção secundária tem como objetivo atingir as pessoas que já experimentaram e que fazem um uso ocasional de drogas, com intuito de evitar que o uso se torne nocivo, com possível evolução para dependência. Na prevenção secundária o encaminhamento para especialistas também pode e é muitas vezes indicado como uma forma preventiva de evitar danos maiores a saúde.

A prevenção terciária corresponde ao tratamento do uso nocivo ou da dependência. Portanto este tipo de atenção deve ser feita por um profissional de saúde, cabendo a familia ou a escola identificar e encaminhar tais casos. Não é possível saber com antecedência quem irá ter maiores problemas com o uso de drogas. Portanto, é melhor prevenir do que remediar!

Um abraço,

Policial Hugo.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

MACONHA É DROGA E PODE ATÉ MATAR

Algumas pessoas defendem o uso da maconha, mas os riscos de se fazer o uso desta droga é muito grande veja o que ela pode fazer com o usuário:

PRINCIPAIS EFEITOS

Os efeitos causados pelo consumo da maconha, bem como a sua intensidade, são os mais variáveis e estão intimamente ligados à dose utilizada, concentração de THC na erva consumida e reação do organismo do consumidor com a presença da droga.

Os efeitos físicos mais freqüentes são avermelhamento dos olhos, ressecamento da boca e taquicardia (elevação dos batimentos cardíacos, que sobem de 60 - 80 para 120 - 140 batidas por minuto).

Com o uso contínuo, alguns órgãos, como o pulmão, passam a ser afetados. Devido à contínua exposição com a fumaça tóxica da droga, o sistema respiratório do usuário começa a apresentar problemas como bronquite e perda da capacidade respiratória. Além disso, por absorver uma quantidade considerável de alcatrão presente na fumaça de maconha, os usuários da droga estão mais sujeitos a desenvolver o câncer de pulmão.

O consumo da maconha também diminui a produção de testosterona. A testosterona é um hormônio masculino responsável, entre outras coisas, pela produção de espermatozóides. Portanto, com a diminuição da quantidade de testosterona, o homem que consome continuamente maconha apresenta uma capacidade reprodutiva menor.

Os efeitos psíquicos são os mais variados, a sua manifestação depende do organismo e das características da erva consumida. As sensações mais comuns são bem-estar inicial, relaxamento, calma e vontade de rir. Pode-se sentir angústia, desespero, pânico e letargia. Ocorre ainda uma perda da noção do tempo e espaço além de um prejuízo na memória e latente falta de atenção.

Em longo prazo o consumo de maconha pode reduzir a capacidade de aprendizado e memorização, além de passar a apresentar uma falta de motivação para desempenhar as tarefas mais simples do cotidiano.