segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A GUERRA CONTRA AS DROGAS CONTINUA

Não perdemos a guerra contra as drogas, pois uma guerra só está perdida quando o último soldado morre ou quando ele se rende, nenhuma destas hipóteses aconteceu com relação à luta contra as drogas, vários soldados como nós acreditam na vitória e combatem noite e dia este inimigo poderoso, mas não invencível.

O que não se pode fazer é subestimá-lo e achar que venceremos esta guerra da noite para o dia ou em um piscar de olhos, mas com a força de cada um com certeza venceremos, a cada jovem que resolve não experimentar drogas, sejam lícitas ou ilícitas mais uma vitória é conquistada.

É uma pena que uma pessoa tão importante como o ex-presidente FHC apóie as drogas, pois achar que as drogas podem ser usadas livremente pelas ruas é retroceder já não agüentamos ser fumantes passivos do cigarro, dirá do crack, do oxi, e de vários inalantes, será que o sociólogo não pensou nestas situações, como você pediria para um dependente do crack para não fumar perto de seu filho que está em um ponto de ônibus e não tem como ir para outro lugar, lembrando que as drogas que o ex- presidente quer liberar são alucinógenas e levam a perda dos critérios de julgamento e ai senhor FHC o que fazer nesta situação?

Não desista a vitoria sobre as drogas depende de você não experimente drogas e oriente outras pessoas para que façam o mesmo.

Um abraço,

Policial Hugo.

Mil famílias protestam em São Paulo contra declarações a favor das drogas feitas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O presidente de honra do PSDB defendeu no programa Fantástico , da TV GLOBO, e em entrevista à Folha de S.Paulo, no domingo, a “descriminalização de todas as drogas”. Disse o ex-presidente:

“Sou a favor da descriminalização de todas as drogas.”

“Defendo a plantação caseira de maconha no Brasil .”

As mil famílias enviaram à Campanha cópia do protesto que estão mandando ao ex-presidente e ao PDSB:

“Excelentíssimo Ex-Presidente

Fernando Henrique Cardoso.

Em nome de 1.000 famílias de usuários de drogas ,que integram o Grupo Amor Exigente da Regional Paulistana Norte de São Paulo, declaramos ao Senhor nossa perplexidade com suas declarações,domingo, ao programa Fantástico, da TV Globo. Classificamos de, no mínimo, IRRESPONSÁVEL, sua defesa na “liberação de todas as drogas”. Como pais, e eleitores, estamos chocados. E nos perguntamos: suas declarações são endossadas pelo partido que o senhor preside, o PDSB, o partido do governador de São Paulo?

Como sociólogo, senhor Fernando Henrique Cardoso, o senhor deveria ouvir as famílias. Só quem tem este sofrimento dentro de casa é que pode dizer o que acontece quando seus entes queridos entram neste caminho, que sempre começa com a bebida e a maconha na infância e na adolescência, e, em seguida, cocaína, crack, ecstasy, lança-perfume e agora o oxi, as drogas que o senhor quer liberar.

O senhor afirmou que foi à Holanda e a Portugal. Mas não precisaria ir tão longe. Bastaria conversar com as famílias de usuários de drogas, andar pelas ruas de São Paulo, pelas cracolândias para entender o significado da doença causada pelas drogas que o senhor quer liberar. Drogas que causam a dependência química, doença reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, como progressiva, incurável e fatal.

O senhor argumenta que “falharam políticas de combate às drogas”. Como famílias e eleitores perguntamos: quando existiu política antidrogas no país? Nem no seu governo, que se prolongou por 8 anos. O senhor nada fez. Apenas criou a Senad, que logo perdeu o titular e se transformou, a partir do seu governo, num. órgão inexpressivo e sem verbas do governo.

Como sociólogo, o senhor deveria ouvir as famílias que passaram e passam por esse flagelo que são as drogas. Ouça os jovens que conseguiram sair delas e a que custo! Não temos assistência nem vagas para internação na rede pública de saúde. O seu partido, senhor Fernando Henrique Cardoso, não investe no tratamento. Exemplo é São Paulo, governada pelo PDSB, onde há somente 207 leitos oferecidos pelo ESTADO . Estado que enfrenta uma epidemia de todos os tipos de drogas e com registros de crianças já necessitando de tratamento. Mas onde?

Nós, pais de usuários de drogas, estamos ofendidos com a sua irresponsabilidade e insensibilidade. Nossa realidade é de lágrimas, desespero, incertezas e violência com filhos na fissura batendo em pais, assaltando nas ruas, sendo presos. E nada sendo feito pelo seu partido, que governa São Paulo.

Não atrapalhe o governo da presidenta Dilma que já anunciou medidas e está do lado das famílias. Vamos cobrar do seu partido. Quem nada fez, não tem o direito de atrapalhar quem já tem no seu dia a dia o pesadelo das drogas. Quantas vidas sua irresponsabilidade vai tirar?

Em nome de mil famílias aguardamos sua resposta e a do seu partido.

Miguel Tortorelli

Regina Tortorelli

Coordenadores Regionais Paulistana Norte.”

Cigarro deve matar 6 milhões de pessoas em 2011

Cigarro deve matar 6 milhões de pessoas em 2011, estima a OMS.

Agência Brasil - O cigarro deve matar em 2011 quase 6 milhões de pessoas em todo o mundo – dessas, 600 mil são fumantes passivos. O número representa uma morte a cada seis segundos. Até 2030, a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 8 milhões de pessoas podem morrer em consequência do fumo.

A OMS classificou o tabaco como um dos fatores que mais contribuem para a epidemia de doenças não contagiosas como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema. O grupo é responsável por 63% de todas as mortes no mundo. Dados indicam que metade dos fumantes deve morrer em razão de uma doença relacionada a esse hábito.

No Dia Mundial sem Tabaco, lembrado hoje (31), a OMS listou avanços no enfrentamento ao cigarro. Entre os destaques estão países como o Uruguai, onde os alertas sobre o risco provocado pelo cigarro ocupam 80% das embalagens. A China, Turquia e Irlanda também receberam elogios por leis que proibem o fumo em locais públicos.

Entretanto, menos da metade dos países que aderiram à Convenção de Controle do Tabaco (2003) e que enviaram relatórios à OMS registraram progresso no combate ao fumo. Apenas 35 de um total de 65, por exemplo, registraram aumento nos investimentos para pesquisas no setor..

Um estudo feito pelo Ministério da Saúde mostra que entre 2006 e 2010 a proporção de brasileiros fumantes caiu de 16,2% para 15,1%. Entre os homens, a queda foi maior – o hábito de fumar passou de 20,2% para 17,9%. Entre as mulheres, o índice permaneceu estável em 12,7%. Pessoas com menor escolaridade - até oito anos de estudo - fumam mais (18,6%) que as pessoas mais escolarizadas - 12 anos ou mais (10,2%).

A DROGA MAIS PERIGOSA É...

A droga mais perigosa é aquela que causa dependência, vejamos alguns exemplos:

O cigarro contém nicotina uma substancia com auto poder de provocar dependência, além desta substancia o cigarro tem mais de 4700 substancias nocivas a saúde, que provocam vários tipos de câncer e podem levar até a morte.

As bebidas alcoólicas provocam forte dependência no usuário que de ocasional passam a ser compulsivos em um piscar de olhos as bebidas alcoólicas provocam uma doença chamada de alcoolismo além de problemas graves no fígado(cirrose), coração (infarto), pâncreas (pacreatite), cérebro (distúrbios mentais), etc; ou quando está relacionado a acidentes, traumas, homicídios, suicídio.

A maconha tem em sua composição cerca de quatro mil substancias dentre elas o THC responsável por causar a dependência no usuário, vale ressaltar que a maconha como o cigarro provoca vários tipos de câncer tais como o de boca, laringe, estomago etc.

A cocaína tem um alto poder para provocar dependência ela provoca aumento ilusório de força alem de euforia, elevação do humor e aumento da auto-estima, depressão e estimulo ao suicídio.

O crack e um subproduto da cocaína por isto provoca todos os seus efeitos no dependente a maioria absoluta das pessoas que experimentam o crack se tornam dependentes na primeira vez de uso. Geralmente o usuário de crack tem vergonha do vicio até mesmo perante a outros usuários de drogas.

Para finalizar quero dizer que todas as drogas causam dependência e sofrimento aos usuários não EXISTE UMA DROGA MAIS PERIGOSA que as outras TODAS SÃO PERIGOSAS e só trazem sofrimentos para a pessoa e todos que estão a sua volta, pense bem antes de experimentar qualquer tipo de drogas seja liberada ou proibida.



Um abraço,

Policial Hugo.

sábado, 27 de agosto de 2011

TODOS CONTRA AS DROGAS


Vamos juntos criar uma rede contra as drogas e toda a violência que elas produzem, a união de vários segmentos da sociedade é fundamental para vencermos este inimigo, que é poderoso, mas não invencível poste seu comentário, dê sua opinião nos ajude nesta luta, divulgue este BLOG para seus contatos e amigos, quem sabe uma pessoa não encontra informações úteis para ajudar outra. Contamos com sua participação.

Um Abraço,

Policial Hugo

sábado, 20 de agosto de 2011

SEJA UM BOM AMIGO

VOCÊ PODE SER UM BOM AMIGO

Quando eu era calouro na escola, vi um garoto de minha sala caminhando para casa depois da aula. Seu nome era Pedro. Parecia que ele estava carregando todos os seus livros.

Eu pensei: 'Por que alguém iria levar para casa todos os seus livros numa Sexta-Feira?

Ele deve ser mesmo um C.D.F'!

O meu final de semana estava planejado (festas e um jogo de futebol com meus amigos Sábado à tarde), então dei de ombros e segui o meu caminho.

Conforme ia caminhando, vi um grupo de garotos correndo em direção a Pedro.

Eles o atropelaram, arrancando todos os livros de seus braços, empurrando-o de forma que ele caiu no chão.

Seus óculos voaram e eu os vi aterrissarem na grama há alguns metros de onde ele estava. Pedro ergueu o rosto e eu vi uma terrível tristeza em seus olhos.

Meu coração penalizou-se! Corri até o colega, enquanto ele engatinhava procurando por seus óculos.

Pude ver uma lágrima em seus olhos. Enquanto eu lhe entregava os óculos, disse: 'Aqueles caras são uns idiotas! Eles realmente deviam arrumar uma vida própria'. Pedro olhou-me nos olhos e disse: 'Hei, obrigado'!

Havia um grande sorriso em sua face. Era um daqueles sorrisos que realmente mostram gratidão. Eu o ajudei a apanhar seus livros e perguntei onde ele morava.

Por coincidência ele morava perto da minha casa, mas não havíamos nos visto antes, porque ele freqüentava uma escola particular.

Conversamos por todo o caminho de volta para casa e eu carreguei seus livros. Ele se revelou um garoto bem legal.

Perguntei se ele queria jogar futebol no Sábado comigo e meus amigos. Ele disse que sim. Ficamos juntos por todo o final de semana e quanto mais eu conhecia Pedro, mais gostava dele. Meus amigos pensavam da mesma forma.

Chegou a Segunda-Feira e lá estava o Pedro com aquela quantidade imensa de livros outra vez! Eu o parei e disse: 'Diabos, rapaz, você vai ficar realmente musculoso carregando essa pilha de livros assim todos os dias!'.

Ele simplesmente riu e me entregou metade dos livros.. Nos quatro anos seguintes, Pedro e eu nos tornamos mais amigos, mais unidos. Quando estávamos nos formando começamos a pensar em Faculdade.

Pedro decidiu ir para outro Estado. Eu sabia que seríamos sempre amigos, que a distância nunca seria problema. Ele seria médico e eu ia tentar curso de História. Pedro era o orador oficial de nossa turma. Eu o provocava o tempo todo sobre ele ser um C.D.F.

Ele teve que preparar um discurso de formatura e eu estava super contente por não ser eu quem deveria subir no palanque e discursar.

No dia da Formatura Pedro estava ótimo.

Era um daqueles caras que realmente se encontram durante a escola.

Estava mais encorpado e realmente tinha uma boa aparência, mesmo usando óculos.

Ele saía com mais garotas do que eu e todas as meninas o adoravam! Às vezes eu até ficava com inveja.

Hoje era um daqueles dias. Eu podia ver o quanto ele estava nervoso sobre o discurso. Então, dei-lhe um tapinha nas costas e disse: Ei, garotão, você vai se sair bem!'

Ele olhou para mim com aquele olhar de gratidão, sorriu e disse:

-'Valeu'!

Quando ele subiu no oratório, limpou a garganta e começou o discurso:

'A Formatura é uma época para agradecermos àqueles que nos ajudaram durante estes anos duros. Seus pais, professores, irmãos, talvez até um treinador, mas principalmente aos seus amigos. Eu estou aqui para lhes dizer que ser um amigo para alguém, é o melhor presente que você pode lhes dar. Vou contar-lhes uma história:'

Eu olhei para o meu amigo sem conseguir acreditar enquanto ele contava a história sobre o primeiro dia em que nos conhecemos. Ele havia planejado se matar naquele final de semana! Contou a todos como havia esvaziado seu armário na escola, para que sua mãe não tivesse que fazer isso depois que ele morresse e estava levando todas as suas coisas para casa.

Ele olhou diretamente nos meus olhos e deu um pequeno sorriso.

'Felizmente, meu amigo me salvou de fazer algo inominável!' Eu observava o nó na garganta de todos na platéia enquanto aquele rapaz popular e bonito contava a todos sobre aquele seu momento de fraqueza.

Vi sua mãe e seu pai olhando para mim e sorrindo com a mesma gratidão.

Até aquele momento eu jamais havia me dado conta da profundidade do sorriso que ele me deu naquele dia.

Nunca subestime o poder de suas ações. Com um pequeno gesto você pode mudar a vida de uma pessoa. Para melhor ou para pior.


Um abraço,
Policial Hugo

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

INICIO DO PROERD 2011 EM SABARÁ



Terá inicio no próximo dia 15 de agosto o desenvolvimento do Proerd em Sabará, neste segundo semestre cerca de 500 (quinhentas) crianças do 5º ano (4ª serie) alunos das seguintes escolas: E.M Padre Geraldo de Souza, E.E Juscelino Kubstchek, E.M Gerson Manoel dos Anjos, E.M Bernadino Augusto Ferreira e da E.M Maria Aparecida Batista, participarão do programa.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) consiste em um esforço cooperativo dos Policiais formados pelo Programa, Educadores, Pais e Comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula para alunos do 5º ano (4ª serie) e 7º ano(6ª serie), a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. O Programa é organizado em 10 aulas de 60 minutos, que são ministradas, obrigatoriamente, por um Policial Militar fardado, com auxílio e acompanhamento do professor. A participação do estudante no PROERD pode ser considerada como parte integrante do currículo, oferecendo assuntos como: saúde, ciências, estudos sociais, literatura e outros. O professor mantem um papel de apoio na classe, enquanto o policial está em aula. Antes do inicio do programa as famílias são convidadas para uma palestra sobre os objetivos do Proerd e recebem informações sobre como vão reforçar em casa o que seus filhos aprenderam na escola, pois a família é parte fundamental para o sucesso do trabalho preventivo da Polícia Militar dentro das escolas, enfim o PROERD é fundamentado na ação conjunta entre a organização Policial Militar local, Escola e Comunidade, o que nos permite afirmar que ele não é apenas um programa exclusivo da polícia ou das escolas, mas sim da sociedade.
Ao final do Programa os alunos participão de uma solenidade de formatura onde eles firmam o compromisso perante a comunidade de se manterem longe das drogas e da violência. O Instrutor do PROERD em Sabará Policial Hugo relata que nos cinco anos que ministrada o Programa já recebeu vários relatos de pais sobre a melhoria da conduta de seus filhos em casa e na escola, o que deixa o policial muito feliz por saber que seu trabalho está gerando bons frutos. “ A guerra contra às drogas é dura mas com a ajuda de todos iremos vencê-la” afirma o Policial Hugo.
Observação: A escola que quiser participar do PROERD deve fazer contato com a Unidade da Polícia Militar que atende a sua região, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência está presente em todos os Estados do Brasil, avise a Direção da escola de seu filho para aderir ao Programa.

domingo, 10 de julho de 2011

O QUE É PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS

Como funciona a Prevenção ao uso de drogas?

Prevenção consiste na redução da demanda do consumo de drogas. Neste caso, as ações têm como objetivo fornecer informações e educar os jovens a adotarem hábitos saudáveis e protetores em suas vidas. Espera-se que as pessoas diminuam ou parem de consumir drogas.

Existem três níveis de prevenção, cada um com os seus objetivos próprios:

A prevenção primária quer evitar ou retardar a experimentação do uso de drogas. Portanto, refere-se ao trabalho que é feito junto aos alunos que ainda não experimentaram, ou jovens que estão na idade em que costumeiramente se inicia o uso.

A prevenção secundária tem como objetivo atingir as pessoas que já experimentaram e que fazem um uso ocasional de drogas, com intuito de evitar que o uso se torne nocivo, com possível evolução para dependência. Na prevenção secundária o encaminhamento para especialistas também pode e é muitas vezes indicado como uma forma preventiva de evitar danos maiores a saúde.

A prevenção terciária corresponde ao tratamento do uso nocivo ou da dependência. Portanto este tipo de atenção deve ser feita por um profissional de saúde, cabendo a familia ou a escola identificar e encaminhar tais casos. Não é possível saber com antecedência quem irá ter maiores problemas com o uso de drogas. Portanto, é melhor prevenir do que remediar!

Um abraço,

Policial Hugo.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

MACONHA É DROGA E PODE ATÉ MATAR

Algumas pessoas defendem o uso da maconha, mas os riscos de se fazer o uso desta droga é muito grande veja o que ela pode fazer com o usuário:

PRINCIPAIS EFEITOS

Os efeitos causados pelo consumo da maconha, bem como a sua intensidade, são os mais variáveis e estão intimamente ligados à dose utilizada, concentração de THC na erva consumida e reação do organismo do consumidor com a presença da droga.

Os efeitos físicos mais freqüentes são avermelhamento dos olhos, ressecamento da boca e taquicardia (elevação dos batimentos cardíacos, que sobem de 60 - 80 para 120 - 140 batidas por minuto).

Com o uso contínuo, alguns órgãos, como o pulmão, passam a ser afetados. Devido à contínua exposição com a fumaça tóxica da droga, o sistema respiratório do usuário começa a apresentar problemas como bronquite e perda da capacidade respiratória. Além disso, por absorver uma quantidade considerável de alcatrão presente na fumaça de maconha, os usuários da droga estão mais sujeitos a desenvolver o câncer de pulmão.

O consumo da maconha também diminui a produção de testosterona. A testosterona é um hormônio masculino responsável, entre outras coisas, pela produção de espermatozóides. Portanto, com a diminuição da quantidade de testosterona, o homem que consome continuamente maconha apresenta uma capacidade reprodutiva menor.

Os efeitos psíquicos são os mais variados, a sua manifestação depende do organismo e das características da erva consumida. As sensações mais comuns são bem-estar inicial, relaxamento, calma e vontade de rir. Pode-se sentir angústia, desespero, pânico e letargia. Ocorre ainda uma perda da noção do tempo e espaço além de um prejuízo na memória e latente falta de atenção.

Em longo prazo o consumo de maconha pode reduzir a capacidade de aprendizado e memorização, além de passar a apresentar uma falta de motivação para desempenhar as tarefas mais simples do cotidiano.

terça-feira, 22 de março de 2011

O QUE É O CRACK

CRACK

Forma menos pura da cocaína, o crack tem um poder infinitamente maior de gerar dependência, pois a fumaça chega ao cérebro com velocidade e potência extremas. Ao prazer intenso e efêmero, segue-se a urgência da repetição. Além de se tornarem alvo de doenças pulmonares e circulatórias que podem levar à morte, os usuários se expõem à violência e a situações de perigo que também podem matá-lo.

Intoxicação pelo metal

O usuário aquece a lata de refrigerante para inalar o crack. Além do vapor da droga, ele aspira o alumínio, que se desprende com facilidade da lata aquecida. O metal se espalha pela corrente sanguínea e provoca danos ao cérebro, aos pulmões, rins e ossos.

Fome e sono

O organismo passa a funcionar em função da droga. O dependente quase não come ou dorme. Ocorre um processo rápido de emagrecimento. Os casos de desnutrição são comuns. A dependência também se reflete em ausência de hábitos básicos de higiene e cuidados com a aparência.

Pulmões

A fumaça do crack gera lesão nos pulmões, levando a disfunções. Como já há um processo de emagrecimento, os dependentes ficam vulneráveis a doenças como pneumonia e tuberculose. Também há evidências de que o crack causa problemas respiratórios agudos, incluindo tosse, falta de ar e dores fortes no peito.

Coração

A liberação de dopamina faz o usuário de crack ficar mais agitado, o que leva a aumento da presença de adrenalina no organismo. A consequência é o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial. Problemas cardiovasculares, como infarto, podem ocorrer.

Ossos e músculos

O uso crônico da droga pode levar à degeneração irreversível dos músculos esqueléticos, chamada rabdomiólise.

Sistema neurológico

Oscilações de humor: o crack provoca lesões no cérebro, causando perda de função de neurônios. Isso resulta em deficiências de memória e de concentração, oscilações de humor, baixo limite para frustração e dificuldade de ter relacionamentos afetivos. O tratamento permite reverter parte dos danos, mas às vezes o quadro é irreversível
Prejuízo cognitivo: pode ser grave e rápido. Há casos de pacientes com seis meses de dependência que apresentavam QI equivalente a 100, dentro da média. Num teste refeito um ano depois, o QI havia baixado para 80
Doenças psiquiátricas: em razão da ação no cérebro, quadros psiquiátricos mais graves também podem ocorrer, com psicoses, paranoia, alucinações e delírios.

Sexo

O desejo sexual diminui. Os homens têm dificuldade para conseguir ereção.
Há pesquisas que associam o uso do crack à maior suscetibilidade a doenças sexualmente transmissíveis, em razão do comportamento promíscuo que os usuários adotam.

Morte

Pacientes podem morrer de doenças cardiovasculares (derrame e infarto) e relacionadas ao enfraquecimento do organismo (tuberculose).
A causa mais comum de óbito é a exposição à violência e a situações de perigo, por causa do envolvimento com traficantes e assaltos, por exemplo.

Um abraço,
Policial Hugo

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CUIDADO COM A DROGA LOLÓ

O QUE É
O Loló é uma droga manufaturada com solventes químicos, feita com uma benzina e essência perfumada.
É um produto industrializado, geralmente embalado em tubos na forma líquida mediante alta pressão. O líquido, em contato com o ar, evapora rapidamente.
O Loló acelera a freqüência cardíaca, podendo chegar até 180 batimentos por minuto. Aparentemente inofensiva devido ao seu odor, esta droga destrói as células do cérebro e pode levar até à morte através de parada cardíaca.
Efeitos
Os efeitos do Loló podem variar conforme a quantidade inalada pelo usuário, desde um pequeno zumbido até fortes alucinações, inicia 5 à 10 segundos após a inalação da droga e dura de 30 segundos a 2 minutos dependendo da quantidade inalada.
Formigamento das extremidades, no caso, mãos e pés. Formigamento da face. Forte barulho no ouvido, na maioria dos casos e como uma das características da droga, o famoso Piii, e com o uso contínuo da droga algumas pessoas escutam o barulho semelhante o de um helicóptero. Sensação de felicidade. Vontade de rir. Alucinações: se inalado em grandes quantidades a pessoa perde os sentidos, tem alucinações, sonhos, mas podendo sempre sofrer sérios danos causados por quedas ou por agir inconscientemente. Após o efeito da droga, segue náuseas, depressão, dores de cabeça e mal estar.
FESTA SIM DROGAS NÃO!!!

Policial Hugo

sábado, 5 de fevereiro de 2011

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O ALCOOLISMO

1- O ALCOOLISMO É DOENÇA?
Sim. É uma doença crônica, incurável e que mata; Como são por exemplo, a hipertensão arterial e o diabetes. A única maneira de controlar essa doença é evitar ingerir bebidas alcoólicas. A morte pode ocorrer quando o álcool causa problemas graves no fígado(cirrose), coração (infarto), pâncreas (pacreatite), cérebro (distúrbios mentais), etc; ou quando está relacionado a acidentes, traumas, homicídios, suicídios...
2- O QUE É DEPENDÊNCIA DO ÁLCOOL?
É uma condição em que o álcool (bebidas alcoólicas) passa a fazer parte da vida do sujeito. Com isso, gradualmente ele abandona compromissos familiares, sociais e no trabalho; causa conflitos com familiares próximos; gera endividamento financeiro; se isola das pessoas e tem sua vida centralizada nas bebidas alcoólicas e no ato de beber.
3- EXISTE TRATAMENTO PARA O ALCOOLISMO?
Sim, existe. Necessita primeiramente da adesão do alcoolista (dependente), ou seja da conscientização de que o álcool está prejudicando sua vida e reconhecer a sua doença. O tratamento compreende a abordagem por uma equipe multidisciplinar de profissionais experientes no assunto, tais como médicos, psicólogos , dentistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas.
4- QUE PAPEL CABE AO ALCOOLISTA?
É a parte mais importante e também, a mais difícil na tentativa de controle da doença: reconhecer que está doente e desejar o tratamento. O mais sério problema na abordagem do alcoolismo é a negação do hábito de beber, tornando o tratamento inviável.
5- É POSSÍVEL CONTROLAR O ALCOOLISMO?
Conhecendo os primeiros sinais indicadores de um alcoolismo em evolução, pode-se tomar as providências necessarias para cuidar da doença antes que ela se agrave. É necessário que o sujeito conheça a realidade dos distúrbios orgânicos e sociais de que padece para ser convencido de sua doença e encaminhado para o tratamento em um local adequado.

Não desista!
A maioria das pessoas não reduzem ou param de beber de uma vez. Como em um regime, não é fácil mudar. Tudo bem , se você não atingir seu objetivo logo na primeira vez, tente de novo. Lembre-se, procure ajuda das pessoas que gostam de você e que queiram ajudar.
NÃO DESISTA DE VOCÊ!

Um abraço,
Policial Hugo.
fonte SENAD.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O QUE FALAR SOBRE AS BEBIDAS?


Conhecendo os efeitos das bebidas alcoólicas

Os principais efeitos do álcool ocorrem no sistema nervoso central (SNC), onde suas ações depressoras assemelham-se às dos anestésicos voláteis. Os efeitos da intoxicação aguda pelo etanol no homem são bem conhecidos e incluem: uma fala arrastada, perda da coordenação motora, aumento da autoconfiança e euforia. O efeito sobre o humor varia de pessoa para pessoa, e a maioria delas torna-se mais ruidosa e desembaraçada. Alguns, contudo, ficam mais morosos e contidos, o humor tende a ficar instável, com euforia e melancolia, agressão e submissão, o desempenho intelectual e motor e a discriminação sensitiva são também prejudicados, o álcool gera uma sensação de calor; aumenta a saliva e o suco gástrico e o uso frequente pode gerar lesão no estômago e gastrite crônica. (FONTE: Farmacologia, 3a.ed., Ed. Guanabara Koogan, 1997, p.520. FIGURA: capa da Revista Plantão Médico - Drogas, Alcoolismo e Tabagismo, Ed. Biologia e Saúde, RJ, 1998)

O álcool é a droga que mais detona o corpo (tanto quanto a cocaína e o craque); a que mais faz vítimas; e é a mais consumida entre os jovens no Brasil. O índice de câncer entre os bebedores é alarmante, quer por ação tópica do próprio álcool sobre as mucosas, quer por conta dos aditivos químicos de ação cancerígena que entram no processo de fabricação das bebidas.

É preciso saber que o álcool é a porta de entrada das drogas !.

A idade em que o adolescente começa a tomar álcool está cada vez menor, com a média atual em 13 anos.

As causas do alto número de pessoas dependentes de bebidas alcoólicas no Brasil deve-se, principalmente, à cultura nacional. A cerveja, p.ex., é aceita como uma bebida tradicional e a cachaça é conhecida como "caninha da roça", "bebida de macho" e outros slogans.Você bebe no frio para esquentar e no calor para esfriar.

Alcoolismo

É uma doença caracterizada por problemas associados à ingestão de etanol (álcool etílico). Esses problemas se referem a diferentes áreas: familiares, educacionais, legais, financeiras, médicas e operacionais. Em 1935 os Alcoólicos Anônimos - AA definiram como alcoolista "toda pessoa vencida pelo álcool e cuja vida começa a ser incontrolável".O alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo. Além disso, causa 350 doenças (físicas e psiquiátricas) e torna dependentes da droga um de cada dez usuários de álcool.

Síndrome alcoólica fetal (SAF) é o termo utilizado para descrever os efeitos comumente observados nos filhos de mães alcoólatras: tamanho pequeno, face anormal, outras anormalidades físicas e retardo mental. Ocorrência: 1 a 2 casos por mil nascidos vivos.

Para acabar com o vício, o usuário de álcool precisa ter consciência do problema que está enfrentando e o desejo de se livrar dele. Isso pode ser feito através da desintoxicação em Clínicas Especializadas e com o indispensável apoio e compreensão da família.

Cigarro x Saúde

O cigarro é hoje, é um dos maiores problemas de saúde pública mundial. Mata mais que a Aids, a Malária e a Varíola, juntas. no Brasil, morrem cerca de 200 mil pessoas por ano , tendo dedos, pernas, braços amputados; sem poderem respirar por conta de câncer de pulmão ou efisema; sem mandíbulas; com o rosto desfigurado; sem esôfago; com câncer de próstata, etc. Imagine um estádio de futebol lotado, em dia de final de campeonato. Um ano depois, imagine-o vazio, triste e escuro todos se foram por conta do cigarro, depois de uma carga enorme de sofrimentos, e infelizmente, quem paga esta conta é o povo brasileiro.

ALGUNS DADOS SOBRE O CIGARRO

  • O fumo provoca infarto: enfisema pulmonar, derrame cerebral, osteoporose, e sobretudo cânceres (pulmão, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, colo do útero, bexiga). E também impotência, menopausa precoce, rugas, aborto espontâneo, prematuridade e morte perinatal;
  • A fumaça lateral do cigarro: assimilada pelo fumante passivo, tem três vezes mais nicotina e cinqüenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a expirada pelos tabagistas;
  • Em um recinto onde o fumo é permitido, ao final de oito horas o não fumante terá consumido quatro cigarros, aumentando em até duas vezes sua chance de ter câncer de pulmão;
  • O dinheiro gasto anualmente com exames, internações e medicamentos decorrentes de doenças do fumo é suficiente para construir quinze hospitais.
  • O consumo de tabaco porá fim prematuramente à vida de dez milhões de pessoas até 2020, caso a tendência atual continue.
  • É o único produto legal que causa a morte da metade de seus usuários regulares. Isto significa que de 1,3 bilhão de fumantes no mundo, 650 milhões vão morrer prematuramente por causa do cigarro, diz a OMS.
  • O tabaco causa prejuízos de mais de 200 bilhões de dólares ao ano no mundo. No Egito, o custo anual do tratamento de doenças vinculadas ao tabagismo chega a 545 milhões de dólares e na China a 6,5 bilhões de dólares, segundo os últimos números disponíveis.
  • Mais de um milhão de pessoas de 350 milhões de fumantes morrem vítimas do tabagismo a cada ano na China e, segundo a OMS, este número poderia chegar a três milhões em 2050

Composição do cigarro

  • Nicotina: É a causadora do vício;
  • Benzopireno: Substância que facilita a combustão existente no papel que envolve o fumo;
  • Substâncias radioativas: Como o polônio 210 e carbono 14;
  • Agrotóxicos: Como o DDT;
  • Solventes: Como o benzeno;
  • Metais pesados: Como chumbo e o cádmio. Um cigarro contém de 1 a 2 mg, concentrando-se no fígado, rins e pulmões, tendo meia-vida de 10 a 30 anos, o que leva a perda de capacidade ventilatória dos pulmões, além de causar dispnéia, enfisema, fibrose pulmonar, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago;
  • Níquel e arsênico: Armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes, resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc;
  • Amônia: Utilizado em limpadores de banheiro;
  • Formol: Componente de cadáver;
  • Monóxido de carbono: É o mesmo gás que sai dos escapamentos de automóveis, e como tem mais afinidade com a hemoglobina do sangue do que o próprio oxigênio, toma o lugar do oxigênio, deixando o corpo do fumante - ativo ou passivo - totalmente intoxicado;
  • E mais de 4.700 substâncias tóxicas, sendo 700 cancerígenas