segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O CIGARRO É A PRINCIPAL CAUSA EVITÁVEL DE MORTE PREMATURA

Utilizado pelos Índios das Américas desde os tempos pré-colombianos, o cigarro virou produto industrial há cerca de 150 anos. Cigarro e cinema, portanto, são quase da mesma idade. Durante muito tempo essas duas invenções do fim do século XIX caminharam lado a lado.
Intencionalmente ou não, o cinema popularizou o hábito de fumar. O cigarro sempre acompanha o mocinho dos filmes de caubói, compõe personalidade de heróis e vilões, homens e mulheres, jovens e idosos.
Se, por um lado, o cinema e a televisão alimentaram o mito do cigarro, por outro, esses veículos apenas retratavam o grande consumo desta droga. Nos últimos anos uma soma de fatores tem reduzido bastante o uso de cigarro. Ainda assim, todos os dias, cerca de 15 bilhões de cigarros são fumados em todo o mundo. No Brasil, o consumo caiu drasticamente, mas continua longe do aceitável.
A nicotina é uma droga “leve”, mas é capaz de causar dependência difícil de ser vencida. Curiosamente não é a nicotina que causa as doenças relacionadas ao uso de cigarro, mas sim o alcatrão e os mais de 4000 aditivos químicos presentes na fumaça do cigarro.
Ter noção que o cigarro provoca dependência e que é difícil escapar dela é fundamental para não cair nas “mãos” desta droga que é “aceita” pela sociedade, mas provoca vários tipos de doenças.