terça-feira, 20 de agosto de 2013

O QUE É DROGA E COMO DEVEMOS ABORDAR ESTA QUESTÃO?

O QUE É DROGA E COMO DEVEMOS ABORDAR ESTA QUESTÃO? A palavra tem muitos usos e significados. A questão das drogas podem ter diferentes abordagens. O que é droga afinal? Qualquer medicamento é uma droga? Porque a cocaína é proibida e o álcool não, se ambos causam dependência? Maconha é droga? Mas é um produto da natureza... E o (cigarro) é droga? Então por que não o proíbem? Aspirina é droga? De que droga, afinal estamos tratando?
Se você alguma vez ficou confuso na hora de responder perguntas assim, relaxe, isso é comum. A questão das drogas cresceu nos últimos anos e cada um trata do assunto do seu modo. Por isto ficamos confusos.
Lemos no jornal que “a Polícia prendeu meliantes que agiram sob efeitos de drogas”. Automaticamente pensamos em cocaína, maconha, crack ou qualquer outra droga associada ao trafico e ao crime. A droga que falarei não está necessariamente ligada ao crime.
Meu critério será o mesmo da mídia, que valoriza o conteúdo dramático, moral dos fatos. Muito menos o que só vê a questão legal, meu foco será outro o na saúde física, mental e social. “Naturais” ou sintéticas, legalizadas ou proibidas, cultuadas ou temidas pela sociedade. Qualquer substancia que altere o funcionamento do nosso corpo ou mente( e não é classificada como alimento) é uma droga vai merecer nossa atenção pois influi na saúde e convívio das pessoas.
É sobre isto que vou começar a postar nos próximos dias em nosso grupo, conto com o apoio de todos comentando e sugerindo, isto poderá ajudar muitas pessoas a tirarem duvidas de seus filhos a respeito das drogas e seus perigos.