quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ESCOLA DO TRÁFICO



NÃO DEIXE SEU FILHO ENTRAR NESTA ESCOLA, BUSQUE INFORMAÇÕES SEMPRE.
UM ABRAÇO, POLICIAL HUGO.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

NÓS NA SEMANA NACIONAL DO TRANSITO


Entre os dias 18 e 25 de setembro, o Ministério das Cidades e o Denatran, em parceria com outros órgãos federais e estaduais, promovem a Semana Nacional de Trânsito 2011. Com o tema “Juntos Podemos Salvar Milhões”, a ação pretende conscientizar o cidadão sobre a necessidade de respeito às regras de convivência no trânsito pois segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,3 milhões de mortes por acidente de trânsito foram contabilizadas em 178 países no ano de 2009. Desse montante, a falha humana lidera as causas da violência no trânsito.
Estamos juntos nesta luta para reduzir os acidentes de trânsito veja o que as bebidas alcoólicas podem fazer no trânsito.
ÁLCOOL NÃO COMBINA COM TRÂNSITO

Os estudos mais recentes mostram que em 61% dos acidentes de trânsito, o condutor havia ingerido bebida alcoólica. Uma capacidade indispensável ao motorista é prejudicada pelo consumo de bebida alcoólica: a percepção. O condutor que insistir em se embebedar e depois dirigir, corre o risco de sofrer diminuição dos reflexos e terá predisposição a acidentes de todo o tipo – que podem ir de um tropeço a um acidente automobilístico.

Por isso, é muito importante que se tenha sempre em mente que BEBIDAS ALCOÓLICAS não combinam com direção. É de mau gosto. É contra a vida. Sabe o que as estatísticas mostram como resultado dessa mistura? 28 mil mortos por ano e 199 mil feridos. Geralmente quem bebe e acha que tem condições de dirigir pensa que o álcool não influencia em sua habilidade como motorista. É comum ouvir que a ingestão do álcool em doses determinadas não altera os efeitos psicológicos. Isso é falso pois muitas vezes o indivíduo ingere uma pequena dose e o efeito acaba sendo idêntico a ingestão de uma grande dosagem alcoólica.
O alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo. Além disso, causa 350 doenças (físicas e psiquiátricas) e torna dependentes crônicos da droga um de cada dez usuários de álcool.

Um abraço,
Policial Hugo

PROERD NO SETE DE SETEMBRO




No dia 07 de setembro, alunos do Programa Educacional de Resistência as Drogas-PROERD, participaram da caminhada da Independência em Sabará.

Os alunos da E.E Christiano Guimarães concluíram o programa nos anos de 2009 e 2010 e demonstraram durante a caminhada tudo o que aprenderam com o programa, cantaram a música oficial do Programa e ainda paródias alusivas ao Proerd.

Para o Instrutor do Proerd Policial Hugo foi muito importante a participação dos alunos, pois demonstraram que mesmo tendo se passado mais de dois anos em alguns dos casos eles ainda guardam com muito entusiasmo o que aprenderam no Proerd, “ estou muito feliz por ter participado desta caminhada, agradeço o convite da Secretaria de Educação de Sabará e principalmente aos alunos que se empenharam muito e demonstraram orgulho por terem participado do Programa oferecido pela Polícia Militar” afirmou o Instrutor do Proerd Cabo Hugo.

JUNTE-SE A NÓS CONTRA AS DROGAS


Um abraço,
Policial Hugo

O QUE LEVA UMA PESSOA A FUMAR


O cigarro por muito tempo foi sinal de status social, um adolescente para se tornar “homem” tinha que fumar, sem falar nos comerciais que a exemplo dos de bebidas alcoólicas, mostravam pessoas bonitas e bem sucedidas fumando, passando a impressão de que para se dar bem tinham que fumar cigarro, isto estimulou várias pessoas a fumarem.

Com o passar dos tempos se descobriu que ao contrário do que as propagandas pregavam, o cigarro só prejudicava as pessoas, como ser elegante com mau hálito e dentes amarelados? como praticar esportes sofrendo com doenças respiratórias? sem falar nos vários tipos de câncer que o cigarro pode provocar, sendo os principais: câncer de pulmão, câncer de boca, câncer de laringe, câncer de bexiga e vários outros.

Alguns jovens ainda hoje começam a fumar por influência de amigos, para parecerem mais "descolados" brincam com o fogo, pois é sabido que das mais de 4700 substancias tóxicas existentes no cigarro a nicotina é a responsável por causar a dependência e como todas as drogas ela aprisiona todos aqueles que a experimenta, em um primeiro momento a nicotina avisa não me fume, mas se me fumar não me largue, geralmente na primeira vez que a pessoa fuma ela sente tontura, irritação na garganta e outros sintomas desagradáveis, mas para mostrar para quem lhe ofereceu que consegue fumar, volta a experimentar por vergonha de não ter conseguido da primeira vez e assim vai repetindo o gesto até não conseguir parar mais.

Hoje ninguém mais pode reclamar de falta de informações a respeito dos riscos de se fazer o uso de cigarros ao contrário dos pais e avós que foram influenciados por belas propagandas os jovens convivem com diversos anúncios de utilidade pública que estão expostos até mesmo nas embalagens de cigarros.

CIGARRO NEM MESMO EXPERIMENTE!

Um abraço,

Policial Hugo


ACRÓSTICOS ENVIADOS POR UM SEGUIDOR

CONHECENDO O CRACK


RETRATO DE UM DROGADO

RETRATO DE UM ALCOLATRA


ACROSTICOS ENVIADOS POR ANTONIO SOUZA, UM VISITANTE QUE RESOLVEU COLABORAR COM A LUTA CONTRA AS DROGAS, COLABORE VOCÊ TAMBEM DIVULGUE O BLOG PARA SEUS CONTATO, MANDE SUGESTÕES DE PUBLICAÇÃO, TORNE-SE UM SEGUIDOR.

UM ABRAÇO,
POLICIAL HUGO.

MUSICA DO PROERD

PAIS, ALUNOS E O INSTRUTOR POLICIAL HUGO CANTARAM E DANÇARAM A MUSICA DO PROERD.



um abraço,
Policial Hugo

PARÓDIA CANTADA POR ALUNOS

COMO EVITAR QUE UMA PESSOA AMADA USE DROGAS

A família é fundamental para evitar que a criança ou adolescente comece a usar drogas, pois é no adulto mais próximo que a criança se espelha e buscam seus caminhos, neste pequeno texto você encontrará algumas dicas que podem ajudar na condução dos filhos para que eles fiquem longe do caminho das drogas e da violência que elas produzem.
Durante muitos anos acreditamos que falando para as crianças que as drogas são perigosas elas ficariam com medo e não usariam, mas na realidade só falar não adianta temos que sensibilizá-los através de exemplos, não usar drogas na presença deles é fundamental, gostaria de lembrar que as drogas “lícitas” como cigarro e bebidas alcoólicas fazem parte desta dica, há umas duas décadas atrás as bebidas alcoólicas e o cigarro não aproximavam as pessoas das drogas ilegais, hoje além de provocarem todos os males à saúde que sabemos, elas ainda deixam nossos jovens vulneráveis as outras drogas e a toda a violência que elas produzem. Normalmente um indivíduo faz uso de drogas ilegais pela primeira vez quando está bêbado e a mercê de quem já é usuário, possivelmente um “amigo” seu é que lhe oferece (e este aceita sem resistência).
Conhecer nossos filhos é fundamental para protegê-los, quando digo conhecer, quero dizer que temos que saber quem são os amigos, quais as músicas que eles escutam, como se comportam na escola, suas notas, seus esportes preferidos, enfim tudo o que eles gostam de fazer, tendo conhecimento dos hábitos e atitudes deles ficará mais fácil de notar alguma mudança, que pode ser um indicador do inicio do uso de drogas ou que ele está prestes a começar a usar, descobrir logo no começo é muito importante para evitar o vício, se for detectada alguma mudança significativa nas atitudes dele é preciso muita conversar, para saber realmente o que está acontecendo, lembre-se brigar com ele pode entregá-lo de bandeja para as drogas, neste momento ele precisa saber que você o ama e está com ele para superar todas as adversidades.
Geralmente quem começa a usar drogas está enfrentando algum problema emocional, como baixa estima (perdeu a namorada, sente-se inferior aos outros, não consegue se declarar para o outro) ,vários fatores podem levá-lo a este problema, tente mostrar que as drogas só vão piorar as coisas, além de não resolverem o problema ainda causarão outros quem toma um porre, por exemplo, no outro dia além da ressaca, descobre que deu o maior vexame e fica mais para baixo ainda com vergonha da pessoa que queria impressionar.
O contato com as drogas podem influenciar a criança para que ela comece a usar, pedi para ascender um cigarro ou ir comprar, mostra para criança que não tem problema algum em fumar e ainda que ela pode desobedecer a lei, já que é proibido para os menores de 18 anos portarem cigarros, evite beber próximo de crianças.

“EDUCAR A CRIANÇA É EVITAR O CASTIGO DO ADULTO”

Um abraço,
Policial Hugo.

A GUERRA CONTRA AS DROGAS CONTINUA

Não perdemos a guerra contra as drogas, pois uma guerra só está perdida quando o último soldado morre ou quando ele se rende, nenhuma destas hipóteses aconteceu com relação à luta contra as drogas, vários soldados como nós acreditam na vitória e combatem noite e dia este inimigo poderoso, mas não invencível.

O que não se pode fazer é subestimá-lo e achar que venceremos esta guerra da noite para o dia ou em um piscar de olhos, mas com a força de cada um com certeza venceremos, a cada jovem que resolve não experimentar drogas, sejam lícitas ou ilícitas mais uma vitória é conquistada.

É uma pena que uma pessoa tão importante como o ex-presidente FHC apóie as drogas, pois achar que as drogas podem ser usadas livremente pelas ruas é retroceder já não agüentamos ser fumantes passivos do cigarro, dirá do crack, do oxi, e de vários inalantes, será que o sociólogo não pensou nestas situações, como você pediria para um dependente do crack para não fumar perto de seu filho que está em um ponto de ônibus e não tem como ir para outro lugar, lembrando que as drogas que o ex- presidente quer liberar são alucinógenas e levam a perda dos critérios de julgamento e ai senhor FHC o que fazer nesta situação?

Não desista a vitoria sobre as drogas depende de você não experimente drogas e oriente outras pessoas para que façam o mesmo.

Um abraço,

Policial Hugo.

Mil famílias protestam em São Paulo contra declarações a favor das drogas feitas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O presidente de honra do PSDB defendeu no programa Fantástico , da TV GLOBO, e em entrevista à Folha de S.Paulo, no domingo, a “descriminalização de todas as drogas”. Disse o ex-presidente:

“Sou a favor da descriminalização de todas as drogas.”

“Defendo a plantação caseira de maconha no Brasil .”

As mil famílias enviaram à Campanha cópia do protesto que estão mandando ao ex-presidente e ao PDSB:

“Excelentíssimo Ex-Presidente

Fernando Henrique Cardoso.

Em nome de 1.000 famílias de usuários de drogas ,que integram o Grupo Amor Exigente da Regional Paulistana Norte de São Paulo, declaramos ao Senhor nossa perplexidade com suas declarações,domingo, ao programa Fantástico, da TV Globo. Classificamos de, no mínimo, IRRESPONSÁVEL, sua defesa na “liberação de todas as drogas”. Como pais, e eleitores, estamos chocados. E nos perguntamos: suas declarações são endossadas pelo partido que o senhor preside, o PDSB, o partido do governador de São Paulo?

Como sociólogo, senhor Fernando Henrique Cardoso, o senhor deveria ouvir as famílias. Só quem tem este sofrimento dentro de casa é que pode dizer o que acontece quando seus entes queridos entram neste caminho, que sempre começa com a bebida e a maconha na infância e na adolescência, e, em seguida, cocaína, crack, ecstasy, lança-perfume e agora o oxi, as drogas que o senhor quer liberar.

O senhor afirmou que foi à Holanda e a Portugal. Mas não precisaria ir tão longe. Bastaria conversar com as famílias de usuários de drogas, andar pelas ruas de São Paulo, pelas cracolândias para entender o significado da doença causada pelas drogas que o senhor quer liberar. Drogas que causam a dependência química, doença reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, como progressiva, incurável e fatal.

O senhor argumenta que “falharam políticas de combate às drogas”. Como famílias e eleitores perguntamos: quando existiu política antidrogas no país? Nem no seu governo, que se prolongou por 8 anos. O senhor nada fez. Apenas criou a Senad, que logo perdeu o titular e se transformou, a partir do seu governo, num. órgão inexpressivo e sem verbas do governo.

Como sociólogo, o senhor deveria ouvir as famílias que passaram e passam por esse flagelo que são as drogas. Ouça os jovens que conseguiram sair delas e a que custo! Não temos assistência nem vagas para internação na rede pública de saúde. O seu partido, senhor Fernando Henrique Cardoso, não investe no tratamento. Exemplo é São Paulo, governada pelo PDSB, onde há somente 207 leitos oferecidos pelo ESTADO . Estado que enfrenta uma epidemia de todos os tipos de drogas e com registros de crianças já necessitando de tratamento. Mas onde?

Nós, pais de usuários de drogas, estamos ofendidos com a sua irresponsabilidade e insensibilidade. Nossa realidade é de lágrimas, desespero, incertezas e violência com filhos na fissura batendo em pais, assaltando nas ruas, sendo presos. E nada sendo feito pelo seu partido, que governa São Paulo.

Não atrapalhe o governo da presidenta Dilma que já anunciou medidas e está do lado das famílias. Vamos cobrar do seu partido. Quem nada fez, não tem o direito de atrapalhar quem já tem no seu dia a dia o pesadelo das drogas. Quantas vidas sua irresponsabilidade vai tirar?

Em nome de mil famílias aguardamos sua resposta e a do seu partido.

Miguel Tortorelli

Regina Tortorelli

Coordenadores Regionais Paulistana Norte.”

Cigarro deve matar 6 milhões de pessoas em 2011

Cigarro deve matar 6 milhões de pessoas em 2011, estima a OMS.

Agência Brasil - O cigarro deve matar em 2011 quase 6 milhões de pessoas em todo o mundo – dessas, 600 mil são fumantes passivos. O número representa uma morte a cada seis segundos. Até 2030, a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 8 milhões de pessoas podem morrer em consequência do fumo.

A OMS classificou o tabaco como um dos fatores que mais contribuem para a epidemia de doenças não contagiosas como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema. O grupo é responsável por 63% de todas as mortes no mundo. Dados indicam que metade dos fumantes deve morrer em razão de uma doença relacionada a esse hábito.

No Dia Mundial sem Tabaco, lembrado hoje (31), a OMS listou avanços no enfrentamento ao cigarro. Entre os destaques estão países como o Uruguai, onde os alertas sobre o risco provocado pelo cigarro ocupam 80% das embalagens. A China, Turquia e Irlanda também receberam elogios por leis que proibem o fumo em locais públicos.

Entretanto, menos da metade dos países que aderiram à Convenção de Controle do Tabaco (2003) e que enviaram relatórios à OMS registraram progresso no combate ao fumo. Apenas 35 de um total de 65, por exemplo, registraram aumento nos investimentos para pesquisas no setor..

Um estudo feito pelo Ministério da Saúde mostra que entre 2006 e 2010 a proporção de brasileiros fumantes caiu de 16,2% para 15,1%. Entre os homens, a queda foi maior – o hábito de fumar passou de 20,2% para 17,9%. Entre as mulheres, o índice permaneceu estável em 12,7%. Pessoas com menor escolaridade - até oito anos de estudo - fumam mais (18,6%) que as pessoas mais escolarizadas - 12 anos ou mais (10,2%).

A DROGA MAIS PERIGOSA É...

A droga mais perigosa é aquela que causa dependência, vejamos alguns exemplos:

O cigarro contém nicotina uma substancia com auto poder de provocar dependência, além desta substancia o cigarro tem mais de 4700 substancias nocivas a saúde, que provocam vários tipos de câncer e podem levar até a morte.

As bebidas alcoólicas provocam forte dependência no usuário que de ocasional passam a ser compulsivos em um piscar de olhos as bebidas alcoólicas provocam uma doença chamada de alcoolismo além de problemas graves no fígado(cirrose), coração (infarto), pâncreas (pacreatite), cérebro (distúrbios mentais), etc; ou quando está relacionado a acidentes, traumas, homicídios, suicídio.

A maconha tem em sua composição cerca de quatro mil substancias dentre elas o THC responsável por causar a dependência no usuário, vale ressaltar que a maconha como o cigarro provoca vários tipos de câncer tais como o de boca, laringe, estomago etc.

A cocaína tem um alto poder para provocar dependência ela provoca aumento ilusório de força alem de euforia, elevação do humor e aumento da auto-estima, depressão e estimulo ao suicídio.

O crack e um subproduto da cocaína por isto provoca todos os seus efeitos no dependente a maioria absoluta das pessoas que experimentam o crack se tornam dependentes na primeira vez de uso. Geralmente o usuário de crack tem vergonha do vicio até mesmo perante a outros usuários de drogas.

Para finalizar quero dizer que todas as drogas causam dependência e sofrimento aos usuários não EXISTE UMA DROGA MAIS PERIGOSA que as outras TODAS SÃO PERIGOSAS e só trazem sofrimentos para a pessoa e todos que estão a sua volta, pense bem antes de experimentar qualquer tipo de drogas seja liberada ou proibida.



Um abraço,

Policial Hugo.