quarta-feira, 24 de março de 2010

Dicas de Segurança Volta as aulas

PARA OS PAIS

*Avalie as condições de segurança nas escolas e adote medidas de proteção em conjunto com a direção desses estabelecimentos;

*Oriente seu filho a evitar contato com estranhos e a andar sempre em grupo indo ou voltando da escola;

*Procure participar das atividades escolares de seu filho;

* Torne-se um parceiro da escola na busca pela segurança coletiva.


PARA OS ALUNOS

*Nunca fale com pessoas desconhecidas e muito menos aceite caronas ou presentes;

*Jamais carregue consigo canivetes ou outras armas para a escola;

  • Não beba bebida alcoólica ou use outros tipos de drogas;

  • Fique longe dos locais onde as pessoas geralmente usam drogas;

  • Procure andar com pessoas que não usam drogas evite as pressões para o consumo de drogas;

  • Participe das atividades contra a violência de sua escola;

  • Preserve a escola ela e sua.


PARA A COMUNIDADE

  • Procure conhecer a escola que atende o seu bairro;

  • Organize-se com a comunidade para a participação efetiva no dia a dia escolar;

  • Encontre maneiras positivas para que os alunos de sua comunidade gastem o tempo ocioso, com recreação organizada, programas de aconselhamento, trabalhos voluntários etc;

  • Construa uma parceria com a Polícia Militar, focada na resolução de problemas;

  • Denuncie com segurança atividades criminosas através do 181.

PARA OS PROFESSORES/DIRETORES

  • Ao término das aulas, certifique-se de que todas as portas e janelas estão devidamente trancadas e mantenha em locais seguros os objetos de valor da escola;

  • Caso perceba a presença de pessoas e/ou veículos estranhos em atitudes suspeitas, informe a Polícia Militar através do 190;

  • Avalie as causas dos problemas ocorridos na escola e adote as medidas necessárias, não se esqueça de acionar outros órgãos sempre que for preciso divida as responsabilidades;

  • Sempre que possível mantenha o portão da escola fechado e um funcionario responsável por ele.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Cuidado com o Cigarro


NÃO FIQUE PERTO DE QUEM ESTÁ FUMANDO, NÃO SEJA UM FUMANTE PASSIVO.

Define-se tabagismo passivo como a poluição decorrente da fumaça de derivados do tabaco (cigarro, charuto, cigarrilhas, cachimbo e outros produtores de fumaça) por indivíduos não-fumantes, que convivem com fumantes em ambientes fechados. A fumaça dos derivados do tabaco em ambientes fechados é denominada de poluição tabagística ambiental (PTA).

E, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a maior em ambientes fechados e o tabagismo passivo, a 3ª maior causa de morte evitável no mundo, subseqüente ao tabagismo ativo e ao consumo excessivo de álcool (IARC, 1987; Surgeon General, 1986; Glantz, 1995).

O ar poluído contém, em média, três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono, e até cinqüenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante depois de passar pelo filtro do cigarro.

A absorção da fumaça do cigarro por aqueles que convivem em ambientes fechados com fumantes causa:

1. EM ADULTOS

· Maior risco de doença por causa do tabagismo, proporcionalmente ao tempo de exposição à fumaça;

· Um risco 30% maior de câncer de pulmão e 24% maior de infarto do coração do que os não-fumantes que não se expõem.

2. EM CRIANÇAS

· Maior freqüência de resfriados e infecções do ouvido médio;

· Risco maior de doenças respiratórias como pneumonia, bronquites e exacerbação da asma.

3. EM BEBÊS

· Um risco 5 vezes maior de morrerem subitamente sem uma causa aparente (Síndrome da Morte Súbita Infantil);

· Maior risco de doenças pulmonares até 1 ano de idade, proporcionalmente ao número de fumantes em casa.

Fumantes passivos também sofrem os efeitos imediatos da poluição tabagística ambiental, tais como, irritação nos olhos, manifestações nasais, tosse, cefaléia, aumento de problemas alérgicos, principalmente das vias respiratórias e aumento dos problemas cardíacos, principalmente elevação da pressão arterial e angina (dor no peito). Outros efeitos a médio e longo prazo são a redução da capacidade funcional respiratória (o quanto o pulmão é capaz de exercer a sua função), aumento do risco de ter aterosclerose e aumento do número de infecções respiratórias em crianças.

Obs: O cigarro contém mais de 4700 substâncias tóxicas nocivas a saúde, dentre elas a nicotina uma substância nociva e poderosa que causa dependência.

AUTOR:HCD

DÊ O EXEMPLO


Adolescentes Precisam de um Bom Exemplo

Um estudo publicado na este mês (03/10) reafirma o que pais e educadores sempre disseram: as crianças precisam de adultos que sirvam de modelos, nas quais possam se inspirar.
Enquanto programas que usam mentores - que aproximam adolescentes de adultos que possam ajudar e aconselhar os jovens - tem cada vez mais proliferado nos Estados Unidos, e que são usados para prevenir comportamento de risco em adolescentes, novos dados sugerem que este tutorial realmente faz diferença.
Investigadores do Departamento de Pediatria, liderados pela Dra. Sharon R. Beier, do Albert Einstein College of Medicine em Nova York estudaram 294 adolescentes em um hospital pedagógico suburbano, entre as idades de 12 e 23 anos. A idade média foi de 16 anos. Foram feitas perguntas às crianças se elas fumaram, usavam álcool, ou drogas, ou se portavam armas, ou se tinham um comportamento sexual de risco (como ter uma relação sexual sem preservativo).
A pergunta exata acerca da presença de um mentor foi: "Existe um adulto na sua vida ao qual você pode recorrer para conseguir aconselhamento e ajuda?". A palavra "mentor" não foi mencionada no estudo.
Nos resultados obtidos, verificou-se que adolescentes com mentores tinham uma menor participação em 4 de 5 comportamentos considerados de risco: usar armas, uso de drogas nos últimos 30 dias, fumar mais do que 5 cigarros ao dia, e ter relações sexuais com mais de um parceiro nos últimos 6 meses. Não houve diferença estatisticamente significativa quanto ao uso do álcool.
Mais de 75 por cento de mortes de adolescentes estão associadas com comportamentos de alto risco, informam os investigadores.
Os pesquisadores concluíram que se um adulto demonstrar um comportamento positivo para um adolescente, isto pode significar salvar a vida da criança.

segunda-feira, 8 de março de 2010

PM EM AÇÃO


HOMEM É PRESO POR VENDER BEBIDA ALCOÓLICA PARA MENOR

Na tarde do dia 06 de março, Policiais Militares da 15ª Companhia Independente realizavam patrulhamento no Bairro Córrego da Ilha em Sabará, quando avistaram o menor T.M.H.G.P (14) carregando 5 garrafas de cerveja dentro de uma sacola. Ao ser questionado sobre a origem das bebidas ele disse aos policiais que havia comprado no Bar do “Tuquinho”, os Policiais foram até ao bar onde o proprietário F.W.S.R (36), alegou que quem teria vendido a bebida alcoólica ao menor seria o seu funcionário J.N.A.S (24), que por sua vez falou que só tinha vendido as bebidas por não saber que era proibido vender bebidas alcoólicas a menores de idade, o autor foi conduzido para Delegacia de Sabará onde foi autuado em flagrante porém foi liberado após pagar fiança.

O Instrutor do Programa Educacional de Resistências Drogas (Proerd) Policial Hugo alerta que adultos devem evitar pedir crianças ou adolescentes para comprar Cigarros ou Bebidas alcoólicas, pois colocar a criança próxima as drogas induz ao vício além de ser crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente em seu Art. 243. Vender, fornecer ainda que gratuitamente, ministrar ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente, sem justa causa, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, ainda que por utilização indevida:

Pena - detenção de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave

sexta-feira, 5 de março de 2010

Dia das Mulheres


Homenagem do Policial Hugo às Mulheres


No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

No ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca , ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Em 1975 através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.

O dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

A presença da mulher na Polícia Militar

Em 29 de maio de 1981, com o Decreto 21336 assinado pelo Governador do Estado Doutor Francelino Pereira dos Santos, surge a Polícia Feminina da PMMG.

A Corporação passou por um processo de humanização de suas atividades graças a versatilidade, a docilidade, o garbo e a disciplina da mulher.

No processo de seleção , aproximadamente 2000 candidatas concorreram as 120 vagas de Policial Feminino.

A Companhia de Polícia Feminina teve participação importante em trabalhos específicos de policiamento ostensivo fardado, em locais onde houvesse a freqüência de mulheres, menores e pessoas idosas, ou onde a ação policial masculina se via prejudicada e fosse complementada pela Policial Feminino.

A presença da Policial Feminino passou a ser freqüente nos eventos realizados em Estádios, nos Aeroportos, no terminal rodoviário de Belo Horizonte e em vários pontos da capital que necessitassem de seu serviço.

Com o tempo a Corporação passou a empregar as mulheres em atividades que eram exclusivos do policial masculino, ou seja, em atividades de trânsito, policiamento a pé, policiamento motorizado e até controle de distúrbios sociais.

Em 18 de maio de 1993, através da Lei 1199, as policiais femininas que pertenciam a um quadro específico , passaram a integrar os quadros masculinos. Há a criação de um quadro único na Polícia Militar.

PROERD 2010


(Foto Formatura 2007)

PM SE PREPARA PARA INICIAR O PROERD EM SABARÁ.

Terá início no próximo dia 15 de março o do proerd em Sabará, neste primeiro semestre aproximadamente 500 (quinhentas) crianças do 5º ano (4ª serie) alunos das seguintes escolas: E.M Marita Dias, E.E Carvalho de Brito, E.M Bernadino Augusto Ferreira, E.M Maria Ap. Batista e da E.E Christiano Guimarães, E.M Geraldo dos Santos participarão do programa.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) consiste em um esforço cooperativo dos Policiais formados pelo Programa, Educadores, Pais e Comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula para alunos do 5º ano (4ª serie) e 7º ano(6ª serie), a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. O Programa é organizado em 10 aulas de 60 minutos, que são ministradas, obrigatoriamente, por um Policial Militar fardado, com auxílio e acompanhamento do professor. A participação do estudante no PROERD pode ser considerada como parte integrante do currículo, oferecendo assuntos como: saúde, ciências, estudos sociais, literatura e outros. O professor mantem um papel de apoio na classe, enquanto o policial está em aula. Antes do inicio do programa as famílias são convidadas para uma palestra sobre os objetivos do Proerd e recebem informações sobre como vão reforçar em casa o que seus filhos aprenderam na escola, pois a família é parte fundamental para o sucesso do trabalho preventivo da Polícia Militar dentro das escolas, enfim o PROERD é fundamentado na ação conjunta entre a organização Policial Militar local, Escola e Comunidade, o que nos permite afirmar que ele não é apenas um programa exclusivo da polícia ou das escolas, mas sim da sociedade.

Ao final do Programa os alunos participão de uma solenidade de formatura onde eles firmam o compromisso perante a comunidade de se manterem longe das drogas e da violência. O Instrutor do PROERD em Sabará Policial Hugo relata que nos cinco anos que ministrada o Programa já recebeu vários relatos de pais sobre a melhoria da conduta de seus filhos em casa e na escola, o que deixa o policial muito feliz por saber que seu trabalho está gerando bons frutos. “ A guerra contra às drogas é dura mas com a ajuda de todos iremos vence-la” afirma o Policial Hugo.

Observação: A escola que quiser participar do PROERD deve fazer contato com a Unidade da Polícia Militar que atende a sua região, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência está presente em todos os Estados do Brasil, avise a Direção da escola de seu filho para aderir ao Programa.

terça-feira, 2 de março de 2010

PM EM AÇÃO

POLICIA MILITAR PRENDE TRÊS POR TRÁFICO DE DROGAS EM SABARÁ.

Na madrugada do dia 28 de Fevereiro, após receberem denúncia anônima que indivíduos armados estariam ameaçando pessoas e fazendo tráfico de drogas na Rua Diogo Alvares Correia no Bairro Rosário I, policiais militares da 15ª Companhia Independente planejaram uma operação e foram até ao local onde conseguiram surpreender três pessoas que ao tentarem fugir já estavam cercadas pela Polícia. Com eles a os policiais encontraram e apreenderam 40 papelotes de cocaína, um revolver calibre 32 e 21 munições para mesma arma e ainda uma faca. Os autores J.F.P. (25), J.S.C. (44) e a autora D.S.F (21) foram conduzidos para Delegacia de Sabará onde a ocorrência foi encerrada.